dc.description.resumo |
A configuração do patrimônio histórico como um bem cultural tem suscitado neste início de milênio um novo olhar em relação à preservação desses bens. Para Hartog (2006) esse redirecionamento, teve início na década de 1960, período em que se voltam os olhares na busca incessante pelas raízes e pela memória, movimento diante do qual, compreender e preservar o patrimônio é conhecer tanto a história como a memória suscitadas, a partir de lembranças evocadas por sua existência. Assim, a preservação do patrimônio histórico – que desde o século XIX foi objeto de preocupações de historiadores, arquitetos e cientistas sociais, entre outros estudiosos que abordam esta temática – tem se configurado como algo importante, não apenas como objeto de estudo, mas também, como produção de conhecimento histórico significativo, bem como para a memória coletiva e a construção de identidades. Daí porque é fundamental a participação da população, especialmente quando se trata da questão do tombamento e preservação dos chamados lugares de memória. Contudo, o desafio desse novo século é fazer com que as comunidades que convivem diariamente com esses bens culturais sintam-se responsáveis por eles e descubram o valor que possuem. Isso pode ocorrer a partir da implantação de políticas públicas de Educação Patrimonial, que segundo Valecillo (2009) é um meio através do qual se faz possível a aproximação da comunidade com seu patrimônio. A partir desse contato se pode falar em sustentabilidade patrimonial e cidadania, visto que a implantação da Educação Patrimonial, enquanto disciplina deve ser uma aliada cada vez mais utilizada na sala de aula para desenvolver um ensino de História pertinente e comprometido em proporcionar aos alunos a capacidade de, além de assimilarem conteúdos, manter um contato mais próximo com seu próprio contexto sociocultural. Assim, as atividades pedagógicas voltadas para a História local e o trabalho com os bens culturais existentes podem e devem fazer parte desse processo de ensino/aprendizagem, por meio do qual o aluno passa a enxergar o cotidiano como objeto de construção de conhecimento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
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dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Educação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34276 |
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dc.date.accessioned |
2024-02-02T15:16:58Z |
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dc.date.available |
2024-02-02 |
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dc.date.available |
2024-02-02T15:16:58Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação patrimonial |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
História ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania |
pt_BR |
dc.subject |
Identidades |
pt_BR |
dc.subject |
Memória |
pt_BR |
dc.subject |
Preservação do patrimônio histórico |
pt_BR |
dc.subject |
Heritage education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainability |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental history |
pt_BR |
dc.subject |
Citizenship |
pt_BR |
dc.subject |
Identities |
pt_BR |
dc.subject |
Memory |
pt_BR |
dc.subject |
Preservation of historical heritage |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROLIM, Eliana de Souza. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Heritage Education and History Teaching: sustainability, citizenship, construction of knowledge and identity. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROLIM, Eliana de Souza. Educação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2166-2176. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34276 |
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