dc.description.resumo |
A leitura, por muito tempo, era permitida a poucos: aos portugueses que tomaram posse das terras brasileiras; aos senhores de engenho e filhos; aos jesuítas catequizadores dos índios e ao clero. Ficava, portanto, excluída do direito de ler e escrever a grande massa brasileira. Hoje, uma grande parte dessa massa como os jovens e adultos que por algum motivo abandonaram a escola, reiniciam seus estudos sem muito interesse pela leitura. Em decorrência disso, o professor precisa desenvolver um hábito perdido, o que só é possível a partir de uma mudança no trabalho com a leitura, passando esta de uma atividade obrigatória para uma que envolva os alunos, tornando-os leitores proficientes. Para isso, ele deve proporcionar-lhes atividades de leitura que acionem seus conhecimentos prévios, levando-os a refletir e interpretar o seu dia a dia com vistas a uma melhor interação. No intuito de estimular essa interação, tais professores utilizaram como recurso didático gêneros circuláveis em jornais sob a alegação de que tais textos poderiam acionar seus conhecimentos prévios. Para investigarmos como o professor punha em prática o ensino da leitura, realizamos uma pesquisa qualitativa com coleta de dados através de questionário aplicado aos professores A e B do ensino fundamental na modalidade EJA de uma escola pública de Boqueirão, As questões voltavam-se à identificação da concepção dos professores sobre a leitura e à metodologia adequada para viabilizá-la. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo discutir as concepções dos professores sobre a leitura e a maneira como eles a estão pondo em prática com vistas a formação de leitores proficientes. Os dados mostraram que, mesmo fazendo uso dos gêneros jornalísticos voltado à realidade dos alunos, os docentes desencadeiam uma prática pedagógica impregnada de certo tradicionalismo que torna enfadonha a aula de leitura. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
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dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34278 |
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dc.date.accessioned |
2024-02-02T15:19:47Z |
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dc.date.available |
2024-02-02 |
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dc.date.available |
2024-02-02T15:19:47Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Ensino de leitura - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades de leitura - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura na Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Boqueirão - PB - Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching reading - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Reading activities - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Reading in Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Boqueirão - PB - Youth and Adult Education |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARIAS, Andreza Paulo. |
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dc.creator |
LIMA, Sandra Barbosa Barros. |
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dc.creator |
GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Teaching reading in EJA classes: challenges and perspectives. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARIAS, Andreza Paulo; LIMA, Sandra Barbosa Barros; GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda. Santiago. Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2208-2215. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34278 |
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