DSpace/Manakin Repository

Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A leitura, por muito tempo, era permitida a poucos: aos portugueses que tomaram posse das terras brasileiras; aos senhores de engenho e filhos; aos jesuítas catequizadores dos índios e ao clero. Ficava, portanto, excluída do direito de ler e escrever a grande massa brasileira. Hoje, uma grande parte dessa massa como os jovens e adultos que por algum motivo abandonaram a escola, reiniciam seus estudos sem muito interesse pela leitura. Em decorrência disso, o professor precisa desenvolver um hábito perdido, o que só é possível a partir de uma mudança no trabalho com a leitura, passando esta de uma atividade obrigatória para uma que envolva os alunos, tornando-os leitores proficientes. Para isso, ele deve proporcionar-lhes atividades de leitura que acionem seus conhecimentos prévios, levando-os a refletir e interpretar o seu dia a dia com vistas a uma melhor interação. No intuito de estimular essa interação, tais professores utilizaram como recurso didático gêneros circuláveis em jornais sob a alegação de que tais textos poderiam acionar seus conhecimentos prévios. Para investigarmos como o professor punha em prática o ensino da leitura, realizamos uma pesquisa qualitativa com coleta de dados através de questionário aplicado aos professores A e B do ensino fundamental na modalidade EJA de uma escola pública de Boqueirão, As questões voltavam-se à identificação da concepção dos professores sobre a leitura e à metodologia adequada para viabilizá-la. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo discutir as concepções dos professores sobre a leitura e a maneira como eles a estão pondo em prática com vistas a formação de leitores proficientes. Os dados mostraram que, mesmo fazendo uso dos gêneros jornalísticos voltado à realidade dos alunos, os docentes desencadeiam uma prática pedagógica impregnada de certo tradicionalismo que torna enfadonha a aula de leitura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação.
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34278
dc.date.accessioned 2024-02-02T15:19:47Z
dc.date.available 2024-02-02
dc.date.available 2024-02-02T15:19:47Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de leitura - EJA pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Atividades de leitura - EJA pt_BR
dc.subject Leitura na Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Boqueirão - PB - Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Teaching reading - EJA pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Reading activities - EJA pt_BR
dc.subject Reading in Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Boqueirão - PB - Youth and Adult Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARIAS, Andreza Paulo.
dc.creator LIMA, Sandra Barbosa Barros.
dc.creator GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching reading in EJA classes: challenges and perspectives. pt_BR
dc.identifier.citation MARIAS, Andreza Paulo; LIMA, Sandra Barbosa Barros; GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda. Santiago. Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2208-2215. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34278 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta