dc.description.resumo |
A avaliação da aprendizagem foi e continua sendo na sociedade contemporânea o mais polêmico objeto de estudo, sobretudo dos professores das escolas públicas. Sendo um processo, a avaliação não deve se limitar em avaliar o aluno de forma classificatória e periódica, mas de forma contínua e durante todo o período letivo, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e o dos resultados ao longo do período sobre os das provas finais – LDB 9.394/96. Em reuniões pedagógicas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Euflaudízia Rodrigues, situada na cidade de Boqueirão (PB), os professores sugerem uma mudança na forma tradicional de avaliar sob a alegação de que a ela deve-se a evasão e /ou o fracasso na escola. Um professor que esteja engajado numa prática transformadora procurará desmistificar e questionar, com o aluno, a cultura dominante e autoritária, valorizando a linguagem e cultura deste, criando condições para que ele/ela analise seu contexto social e produza seus conhecimentos. Inserido num processo de educação como uma arma de resistência à globalização econômica excludente, é fundamental que o professor reflita sobre o uso de práticas avaliativas mais viáveis. Para discutir essa situação, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com coleta de dados através de questionário, contendo questões objetivas aplicadas a professores do segundo segmento (6° e 7° ano) da EJA. Tais questões voltaram-se à concepção de avaliação e aos instrumentos utilizados. Os dados analisados mostraram que os professores se contradisseram no momento da avaliação quando não adequaram os instrumentos à concepção adotada. Nesse contexto, o trabalho discute a importância da avaliação contínua e adequação dos instrumentos utilizados nesse tipo de avaliação com vistas à inclusão e permanência do aluno de EJA na escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Processo avaliativo de forma contínua: uma experiência com professores de EJA. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34280 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-02T16:35:11Z |
|
dc.date.available |
2024-02-02 |
|
dc.date.available |
2024-02-02T16:35:11Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação contínua |
pt_BR |
dc.subject |
Processo avaliativo |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação da aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Eufluadízia Rodrigues - Boqueirão - PB |
pt_BR |
dc.subject |
EJA teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Continuous evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluation process |
pt_BR |
dc.subject |
Learning Assessment |
pt_BR |
dc.subject |
Eufluadízia Rodrigues Municipal School - Boqueirão - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Luana Oliveira da. |
|
dc.creator |
SILVA, Maria do Livramento. |
|
dc.creator |
GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Continuous evaluation process: an experience with EJA teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Luana Oliveira da; SILVA, Maria do Livramento; GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago. Processo avaliativo de forma contínua: uma experiência com professores de EJA. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2216-2225. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34280 |
pt_BR |