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Processo avaliativo de forma contínua: uma experiência com professores de EJA.

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dc.description.resumo A avaliação da aprendizagem foi e continua sendo na sociedade contemporânea o mais polêmico objeto de estudo, sobretudo dos professores das escolas públicas. Sendo um processo, a avaliação não deve se limitar em avaliar o aluno de forma classificatória e periódica, mas de forma contínua e durante todo o período letivo, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e o dos resultados ao longo do período sobre os das provas finais – LDB 9.394/96. Em reuniões pedagógicas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Euflaudízia Rodrigues, situada na cidade de Boqueirão (PB), os professores sugerem uma mudança na forma tradicional de avaliar sob a alegação de que a ela deve-se a evasão e /ou o fracasso na escola. Um professor que esteja engajado numa prática transformadora procurará desmistificar e questionar, com o aluno, a cultura dominante e autoritária, valorizando a linguagem e cultura deste, criando condições para que ele/ela analise seu contexto social e produza seus conhecimentos. Inserido num processo de educação como uma arma de resistência à globalização econômica excludente, é fundamental que o professor reflita sobre o uso de práticas avaliativas mais viáveis. Para discutir essa situação, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com coleta de dados através de questionário, contendo questões objetivas aplicadas a professores do segundo segmento (6° e 7° ano) da EJA. Tais questões voltaram-se à concepção de avaliação e aos instrumentos utilizados. Os dados analisados mostraram que os professores se contradisseram no momento da avaliação quando não adequaram os instrumentos à concepção adotada. Nesse contexto, o trabalho discute a importância da avaliação contínua e adequação dos instrumentos utilizados nesse tipo de avaliação com vistas à inclusão e permanência do aluno de EJA na escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Processo avaliativo de forma contínua: uma experiência com professores de EJA. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34280
dc.date.accessioned 2024-02-02T16:35:11Z
dc.date.available 2024-02-02
dc.date.available 2024-02-02T16:35:11Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Professores de EJA pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Avaliação contínua pt_BR
dc.subject Processo avaliativo pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Escola Municipal Eufluadízia Rodrigues - Boqueirão - PB pt_BR
dc.subject EJA teachers pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Continuous evaluation pt_BR
dc.subject Evaluation process pt_BR
dc.subject Learning Assessment pt_BR
dc.subject Eufluadízia Rodrigues Municipal School - Boqueirão - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Luana Oliveira da.
dc.creator SILVA, Maria do Livramento.
dc.creator GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Continuous evaluation process: an experience with EJA teachers. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Luana Oliveira da; SILVA, Maria do Livramento; GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago. Processo avaliativo de forma contínua: uma experiência com professores de EJA. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2216-2225. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34280 pt_BR


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