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Vivências em escrita de alunos da EJA: um perfazer sociointeracionista.

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dc.description.resumo No âmbito das políticas nacionais de educação, discutir o processo da escrita numa sociedade brasileira onde não só apresenta nossas dificuldades e limitações enquanto profissional da área de língua, também é observável uma pluralidade, exclusão e fragmentação social, lingüística e econômica. Tomando em seu sentido amplo, em sua dimensão sócio-histórica, a escrita está correlacionada a um contexto sociocultural (MARCUSCHI, 2001). Dessa forma, esse trabalho se insere num percurso de pesquisa em que se observa o processo da escrita como objeto de estudo e ensino, na história da educação brasileira que aponta para a prática de escrita relacionada com as vivências sociais dos sujeitos escritores. Tal tendência evidenciou-se a partir das concepções Pós- Modernas da própria escrita. Assim, o foco da pesquisa centra-se nas produções textuais escritas coletadas de dois dos nossos alunos do 6º ano, antiga 5ª série, da EJA na E. E. E. Fundamental e Médio Prefeito Williams Arruda da rede pública, situada em Campina Grande, (PB). Na tentativa de investigar, nessas produções, suas próprias vivências, empreendemos uma pesquisa qualitativa com dados empíricos coletados após a realização da nossa leitura, com o texto intitulado “As formigas”, de Lygia Fagundes Telles, a partir da qual haveria uma discussão seguida de uma produção textual elaborada pelos alunos. Mesmo percebendo que os nossos alunos não tinham conhecimento sobre o gênero solicitamos que relacionassem a temática a suas experiências de vida, buscando uma aproximação entre essas experiências e as características do texto lido. Os dados apresentaram-se muito significativos para nós à luz de uma visão sóciointeracionista da escrita em detrimento de sua visão autônoma, uma vez que revelaram as vivências dos alunos de acordo com seus contextos sociohistóricos. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo reconstruir a trajetória da escrita nos últimos quatro séculos, realçando sua importância na sala de aula como uma atividade sóciointeracionista. Para tanto, este estudo ajudará os profissionais da área de língua portuguesa a ampliar seus conhecimentos em relação à escrita não como algo já definido, mas a ser definido dependendo de seu autor/leitor, e, ajudará no seu aperfeiçoamento das estratégias de produção textual utilizadas na referida escola, bem como em outras instituições de ensino pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Vivências em escrita de alunos da EJA: um perfazer sociointeracionista. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34282
dc.date.accessioned 2024-02-02T16:47:16Z
dc.date.available 2024-02-02
dc.date.available 2024-02-02T16:47:16Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Escrita de alunos - EJA pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Vivências sociais e escrita pt_BR
dc.subject Escola Estadual Prefeito Williams Arruda - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Produção escrita - alunos do ensino fundamental pt_BR
dc.subject Student writing - EJA pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Social experiences and writing pt_BR
dc.subject Prefeito Williams Arruda State School - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Written production - elementary school students pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DINIZ, Maria das Graças dos Santos.
dc.creator GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Writing experiences of EJA students: a sociointeractionist understanding. pt_BR
dc.identifier.citation DINIZ, Maria das Graças dos Santos; GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago. Vivências em escrita de alunos da EJA: um perfazer sociointeracionista. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2226-2236. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34282 pt_BR


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