dc.description.resumo |
No âmbito das políticas nacionais de educação, discutir o processo da escrita
numa sociedade brasileira onde não só apresenta nossas dificuldades e limitações
enquanto profissional da área de língua, também é observável uma pluralidade, exclusão
e fragmentação social, lingüística e econômica. Tomando em seu sentido amplo, em sua
dimensão sócio-histórica, a escrita está correlacionada a um contexto sociocultural
(MARCUSCHI, 2001). Dessa forma, esse trabalho se insere num percurso de pesquisa
em que se observa o processo da escrita como objeto de estudo e ensino, na história da
educação brasileira que aponta para a prática de escrita relacionada com as vivências
sociais dos sujeitos escritores. Tal tendência evidenciou-se a partir das concepções Pós-
Modernas da própria escrita.
Assim, o foco da pesquisa centra-se nas produções textuais escritas coletadas de
dois dos nossos alunos do 6º ano, antiga 5ª série, da EJA na E. E. E. Fundamental e
Médio Prefeito Williams Arruda da rede pública, situada em Campina Grande, (PB). Na
tentativa de investigar, nessas produções, suas próprias vivências, empreendemos uma
pesquisa qualitativa com dados empíricos coletados após a realização da nossa leitura,
com o texto intitulado “As formigas”, de Lygia Fagundes Telles, a partir da qual haveria
uma discussão seguida de uma produção textual elaborada pelos alunos. Mesmo
percebendo que os nossos alunos não tinham conhecimento sobre o gênero solicitamos
que relacionassem a temática a suas experiências de vida, buscando uma aproximação
entre essas experiências e as características do texto lido. Os dados apresentaram-se
muito significativos para nós à luz de uma visão sóciointeracionista da escrita em
detrimento de sua visão autônoma, uma vez que revelaram as vivências dos alunos de
acordo com seus contextos sociohistóricos. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo reconstruir a trajetória da escrita nos
últimos quatro séculos, realçando sua importância na sala de aula como uma atividade
sóciointeracionista. Para tanto, este estudo ajudará os profissionais da área de língua
portuguesa a ampliar seus conhecimentos em relação à escrita não como algo já
definido, mas a ser definido dependendo de seu autor/leitor, e, ajudará no seu
aperfeiçoamento das estratégias de produção textual utilizadas na referida escola, bem
como em outras instituições de ensino |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Vivências em escrita de alunos da EJA: um perfazer sociointeracionista. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34282 |
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dc.date.accessioned |
2024-02-02T16:47:16Z |
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dc.date.available |
2024-02-02 |
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dc.date.available |
2024-02-02T16:47:16Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita de alunos - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Vivências sociais e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual Prefeito Williams Arruda - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Produção escrita - alunos do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Student writing - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Social experiences and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Prefeito Williams Arruda State School - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Written production - elementary school students |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DINIZ, Maria das Graças dos Santos. |
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dc.creator |
GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Writing experiences of EJA students: a sociointeractionist understanding. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DINIZ, Maria das Graças dos Santos; GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago. Vivências em escrita de alunos da EJA: um perfazer sociointeracionista. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2226-2236. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34282 |
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