dc.description.resumo |
Pretende-se neste trabalho realizar uma discussão acerca do livro didático como fonte histórica, apresentando suas múltiplas possibilidades de pesquisa e interpretação. Cada vez com mais intensidade os historiadores são orientados por novos questionamentos que alargam suas possibilidades de pesquisa, ampliando a perspectiva no modo de se produzir conhecimentos históricos, enriquecendo-se, neste caso, o próprio conceito de fontes históricas. Partimos do pressuposto do livro didático entendido como um complexo objeto cultural que enseja novas possibilidades de pesquisa além daquelas relacionadas à didática e metodologia do ensino. Hoje, por exemplo, o livro didático, antes compreendido como um simples manual escolar tornou-se objeto e fonte de pesquisa histórica e educacional. Com as influências advindas da Nova História Cultural, não somente o livro didático em si passou a ser analisado, mas também as práticas de leituras que dele se fazia. É significativo o estado da arte da pesquisa sobre o livro didático no Brasil. Pesquisas desenvolvidas tanto em Programas de Pós-Graduação em História quanto em Educação, trazem cada vez mais, novas problemáticas, novos questionamentos oriundos das mais diversas experiências com os livros escolares. O Manual didático, enquanto produto cultural produzido em determinada época traz consigo peculiaridades indeléveis do período histórico ao qual faz referência. É nesse sentido que acreditamos que esse instrumento educacional deva ser cada vez mais interrogado no intuito de se entender não só a História da Educação, mas também como a sociedade vigente do período de elaboração do material didático pensava o intelectual, o livro, a leitura e a escrita, temáticas tão ligadas à corrente da Nova História Cultural. Assim, por uma renovação teórico-metodológica, sugerimos o livro didático como objeto e fonte de pesquisa histórica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Livros didáticos como fontes históricas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34284 |
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dc.date.accessioned |
2024-02-02T16:54:49Z |
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dc.date.available |
2024-02-02 |
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dc.date.available |
2024-02-02T16:54:49Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos como fontes históricas |
pt_BR |
dc.subject |
Fonte histórica - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Manual didático |
pt_BR |
dc.subject |
História da Educação - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Nova História Cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Textbooks as historical sources |
pt_BR |
dc.subject |
Historical source - textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic manual |
pt_BR |
dc.subject |
History of Education - textbook |
pt_BR |
dc.subject |
New Cultural History |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SALLES, André Mendes. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Textbooks as historical sources. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SALLES, André Mendes. Livros didáticos como fontes históricas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 16: Fissuras na história e reconfigurações nas culturas pedagógicas: fontes históricas, identidades docentes e educação histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2300-2309. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34284 |
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