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História e a temática indígena na sala de aula: (re)conhecendo a diversidade cultural.

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dc.description.resumo Temos hoje a obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígenas nas escolas de educação básica de todo o Brasil, conforme determina a lei 11.645, sancionada pelo presidente Lula no dia 10 de março do ano em curso, ampliando as determinações da lei 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, contribuindo dessa forma para a discussão deste tema, possibilitando a ruptura do modelo eurocêntrico no ensino e a construção de uma educação multicultural na escola brasileira. Historicamente os índios têm sido objeto de múltiplas imagens e conceituações por parte dos nãoíndios e, em consequência, dos próprios índios, marcadas profundamente por preconceitos e ignorância. Desde a chegada dos portugueses e outros europeus que por aqui se instalaram, os habitantes nativos foram alvo de diferentes percepções e julgamentos quanto às características, aos comportamentos, às capacidades e à natureza biológica e espiritual que lhes são próprias. Neste sentido, o texto que ora apresentar-se-á visa, sobretudo, compartilhar experiência engendrada no âmbito da rede pública de ensino onde pudemos discutir a realidade dos povos indígenas, suas lutas e invisibilidade sócio-cultural e política, bem como promover um espaço de dialogo entre dois universos culturais distintos, possibilitando a construção de um conhecimento mais próximo da realidade indígena e dos estudos atuais sobre ela, valorizando o diálogo entre as diferenças. De forma tal, este texto é o registro comentado de uma vereda que se põe em aberto no contexto do ensino de história e da temática indígena; vereda que se propõe a tarefa de discutir visões estereotipadas, equívocos e os preconceitos comumente existentes sobre os “índios”, indicando subsídios para o estudo da temática indígena, na perspectiva do reconhecimento da diversidade étnica em nosso país. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title História e a temática indígena na sala de aula: (re)conhecendo a diversidade cultural. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34288
dc.date.accessioned 2024-02-02T17:47:34Z
dc.date.available 2024-02-02
dc.date.available 2024-02-02T17:47:34Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Cultura indígena - sala de aula pt_BR
dc.subject Temática indígena - sala de aula pt_BR
dc.subject História e temática indígena pt_BR
dc.subject Educação étnico-racial - indígenas pt_BR
dc.subject Povos indígenas pt_BR
dc.subject Ensino de História e temática indígena pt_BR
dc.subject Indigenous culture - classroom pt_BR
dc.subject Indigenous theme - classroom pt_BR
dc.subject Indigenous history and theme pt_BR
dc.subject Ethnic-racial education - indigenous pt_BR
dc.subject Indigenous peoples pt_BR
dc.subject Teaching History and indigenous themes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DEMETRIO, Everton.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative History and indigenous themes in the classroom: (re)cognizing cultural diversity. pt_BR
dc.identifier.citation DEMETRIO, Everton. História e a temática indígena na sala de aula: (re)conhecendo a diversidade cultural. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2368-2379. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34288 pt_BR


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