dc.description.resumo |
Temos hoje a obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígenas nas escolas de educação básica de todo o Brasil, conforme determina a lei 11.645, sancionada pelo presidente Lula no dia 10 de março do ano em curso, ampliando as determinações da lei 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, contribuindo dessa forma para a discussão deste tema, possibilitando a ruptura do modelo eurocêntrico no ensino e a construção de uma educação multicultural na escola brasileira. Historicamente os índios têm sido objeto de múltiplas imagens e conceituações por parte dos nãoíndios e, em consequência, dos próprios índios, marcadas profundamente por preconceitos e ignorância. Desde a chegada dos portugueses e outros europeus que por aqui se instalaram, os habitantes nativos foram alvo de diferentes percepções e julgamentos quanto às características, aos comportamentos, às capacidades e à natureza biológica e espiritual que lhes são próprias. Neste sentido, o texto que ora apresentar-se-á visa, sobretudo, compartilhar experiência engendrada no âmbito da rede pública de ensino onde pudemos discutir a realidade dos povos indígenas, suas lutas e invisibilidade sócio-cultural e política, bem como promover um espaço de dialogo entre dois universos culturais distintos, possibilitando a construção de um conhecimento mais próximo da realidade indígena e dos estudos atuais sobre ela, valorizando o diálogo entre as diferenças. De forma tal, este texto é o registro comentado de uma vereda que se põe em aberto no contexto do ensino de história e da temática indígena; vereda que se propõe a tarefa de discutir visões estereotipadas, equívocos e os preconceitos comumente existentes sobre os “índios”, indicando subsídios para o estudo da temática indígena, na perspectiva do reconhecimento da diversidade étnica em nosso país. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
História e a temática indígena na sala de aula: (re)conhecendo a diversidade cultural. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34288 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-02T17:47:34Z |
|
dc.date.available |
2024-02-02 |
|
dc.date.available |
2024-02-02T17:47:34Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura indígena - sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Temática indígena - sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
História e temática indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Educação étnico-racial - indígenas |
pt_BR |
dc.subject |
Povos indígenas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História e temática indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous culture - classroom |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous theme - classroom |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous history and theme |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial education - indigenous |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous peoples |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History and indigenous themes |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DEMETRIO, Everton. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
History and indigenous themes in the classroom: (re)cognizing cultural diversity. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DEMETRIO, Everton. História e a temática indígena na sala de aula: (re)conhecendo a diversidade cultural. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2368-2379. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34288 |
pt_BR |