dc.description.resumo |
Devido à cultura indígena brasileira ter um histórico de desvalorização, a necessidade de se afirmar e valorizar esta cultura tem se tornado um mote de interesses, pois possibilita fornecer um maior conhecimento da historiografia brasileira a partir de um viés novo, o do indígena. Desta forma, a cultura e história indígena passam a ser de forma mais ativa, cenários de estudos, debates, discussões e inevitavelmente, pesquisas. Neste contexto, a pesquisa arqueológica torna-se mister para a construção de uma historiografia que venha a abranger os diversos discursos que foram anteriormente silenciados, e que possa suprir os imperativos da lei 11.645/08. O objetivo deste trabalho é apontar como a pesquisa científica institucional, e a prática educacional são instrumentos de constituição e de resgate da identidade cultural da população que hoje pouco sabe e pouco valoriza suas raízes, devido à relação de alteridade da população brasileira com seus antepassados indígenas; moralmente repassado não só pela historiografia positivista, como pela cultura social de valorização do outro, neste caso, o europeu. O propósito da pesquisa cientifica não deve carecer de produzir, de ter como finalidade a sua contribuição com a historiografia para melhor conhecer a préhistória de nosso país, buscando subsídios para o resgate da cultura originalmente nacional. No caso especifico de Guarabira, busca-se neste artigo apontar soluções para a quebra de paradigmas sócio-históricos estabelecidos culturalmente no decorrer da constituição de uma nacionalidade brasileira e referente aos povos indígenas, suas culturas e práticas ressoando em nossa contemporaneidade como práticas, vivência e cultura arcaicas, marginais, relegadas a representações gerais, globalizantes, aplanadoras. Através da pesquisa arqueológica e seus resultados, pretende-se conceituar uma discussão que se apresente como recurso a problemática vigorante entre a cultura e identidade indígenas e sua assimilação e aceitação pela sociedade atual. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Pesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34289 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-02T17:50:14Z |
|
dc.date.available |
2024-02-02 |
|
dc.date.available |
2024-02-02T17:50:14Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Guarabira - PB - temática indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Arqueologia |
pt_BR |
dc.subject |
Análise arqueológica - temática indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura indígena |
pt_BR |
dc.subject |
História indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Povos indígenas |
pt_BR |
dc.subject |
Identidades indígenas |
pt_BR |
dc.subject |
Guarabira - PB - indigenous theme |
pt_BR |
dc.subject |
Archeology |
pt_BR |
dc.subject |
Archaeological analysis - indigenous themes |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous culture |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous history |
pt_BR |
dc.subject |
Indian people |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous identities |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Cinthia Raquel de França. |
|
dc.creator |
SANTOS, Juvandi de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Research, Teaching and Cultural Identity: an archaeological analysis of indigenous themes in Guarabira - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Cinthia Raquel de França; SANTOS, Juvandi de Souza. Pesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2391-2395. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34289 |
pt_BR |