Repositorio Dspace/Manakin

A cultura indígena na sala de aula: diálogos entre História e Literatura.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Este texto é resultado de uma pesquisa de Iniciação científica em andamento intitulada: A Cultura Indígena em Sala de Aula: Leituras Históricas e Literárias. Nosso objetivo é verificar de que modo a cultura indigena encontra inserção na sala de aula, a partir do material didático utilizado. A proposta é fazer uma discussão a partir da interface de saberes tais como a História e Literatura, para a partir deste diálogo refletir como a cultura indigena aparece nos textos literários. Na elaboração deste texto, fizemos uma pesquisa bibliográfica com intuito de fazer uma interface de saberes entre história e literatura, no propósito de verificar a elaboração da escrita da História, focalizando a visão elaborado dos povos indígenas, o que possibilita a construção de um novo sentido histórico sobre estes povos e a valorização deste grupo que é de primas importância para a História do nosso país. Observamos que, mesmo com a culminância da Lei 11.645/08, que instituiu a obrigatoriedade do ensino das populações afro- brasileiras e indígenas, ainda existe pouco material didático produzido e conhecido sobre este tema para a escola, por isso se torna necessário a discussão e reflexão sobre o tema na educação, no sentido de diminuir os preconceitos e resistências em se trabalhar este temas em sala de aula, possibilitando ao docente ter possibilidade de manuseio de ferramentas teórico-metodológicas a serem utilizadas no ambiente de ensino. O Debate entre a História e a Literatura propicia recursos investigativos para analisar e refletir sobre as práticas culturais indígenas valorizando os aspectos cotidianos, religiosos, étnicos e humano do grande legado cultural que eles deixaram para o nosso país, desconstruindo uma visão eurocêntrica que subordinava estes povos a exóticos e bárbaros. No contexto dos estudos culturais é possível enxergar uma “Nova História” com a incursão destes personagens como protagonistas do processo histórico a que fomos submetidos, e o discurso da alteridade colabora com a desmistificação da visão construída em relação aos povos indígenas, mostrando que nossa cultura possuí relações profundas com a cultura indígena, logo deve haver um significado no conteúdo produzido sobre estes povos a partir de suas manifestações culturais, para entender a contribuições que estes legaram fazem no decorrer da História. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title A cultura indígena na sala de aula: diálogos entre História e Literatura. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34292
dc.date.accessioned 2024-02-02T18:03:27Z
dc.date.available 2024-02-02
dc.date.available 2024-02-02T18:03:27Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Cultura indígena - sala de aula pt_BR
dc.subject História e Literatura pt_BR
dc.subject Material didático e cultura indígena pt_BR
dc.subject Visão sobre povos indígenas - material didático pt_BR
dc.subject Livro didático - representação de povos indígenas pt_BR
dc.subject Educação etnico-racial - povos indígenas pt_BR
dc.subject Temática indígena - sala de aula pt_BR
dc.subject Indigenous culture - classroom pt_BR
dc.subject History and Literature pt_BR
dc.subject Didactic material and indigenous culture pt_BR
dc.subject Vision about indigenous peoples - teaching material pt_BR
dc.subject Textbook - representation of indigenous peoples pt_BR
dc.subject Ethnic-racial education - indigenous peoples pt_BR
dc.subject Indigenous theme - classroom pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CUNHA, Robério Davi Borges.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Indigenous culture in the classroom: dialogues between History and Literature. pt_BR
dc.identifier.citation CUNHA, Robério Davi Borges. A cultura indígena na sala de aula: diálogos entre História e Literatura. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2415-2420. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34292 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta