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Passado(s) e presente(s): a educação indígena como bandeira de luta na América Latina.

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dc.description.resumo Desde fins do século passado movimentos sociais indígenas têm se solidificado a partir dos eventos dos quinhentos anos de “descobrimento” da América. Em todo o continente, grupos indígenas realizaram protestos contra o que se denominou em muitos países “comemorações”, cientes de que havia muito mais a lamentar – o genocídio – do que a comemorar. A partir de então, o processo de organização desses movimentos não parou mais e eventos como a eclosão do Exército Zapatista de Libertação Nacional no estado mexicano de Chiapas e a eleição e re-eleição de Evo Morales na Bolívia talvez sejam os mais famosos embora, com certeza, não os únicos na América Latina. Nesse contexto, a valorização de estudos e pesquisas acerca da cultura ancestral tem ocupado um lugar central nesses novos movimentos sociais, fazendo com que a questão da educação indígena adquira uma grande importância para o século XXI, constituindo-se numa bandeira de muitas comunidades em todo o continente, algumas em estágio bem avançado, a exemplo da Bolívia que, em 2008, criou três universidades indígenas e do Equador, cuja Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi", foi criada pela Ley 2004-40, de 05 de agosto de 2004, sob o patrocínio da CONAIE - Confederação das Nacionalidades Indígenas do Equador – e do Instituto Científico de Culturas Indígenas "ICCI", Amawta Runakunapak Yachay "ARY". Sabendo que esse processo também interessa às comunidades indígenas no Brasil, estamos interessados em apresentar algumas questões referentes ao tema, a partir das realidades de Bolívia e Equador, divididas em três momentos históricos: o processo de criação da Escola-Ayllu Warisata, na Bolívia em 1931, sua destruição e persistência na memória coletiva da etnia aymara boliviana; a Universidad Indígena Tupaj Katari - também boliviana – e seus pressupostos de atuação e a já citada Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi", equatoriana, a partir da organização do currículo do curso de Licenciatura em Ciências da Educação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Passado(s) e presente(s): a educação indígena como bandeira de luta na América Latina. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34294
dc.date.accessioned 2024-02-02T18:16:50Z
dc.date.available 2024-02-02
dc.date.available 2024-02-02T18:16:50Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação indígena pt_BR
dc.subject Indígenas - Educação pt_BR
dc.subject América Latina - Educação Indígena pt_BR
dc.subject Movimentos sociais indígenas - Educação pt_BR
dc.subject Cultura ancestral - indígenas pt_BR
dc.subject História indígena - América Latina pt_BR
dc.subject Universidades indígenas - Bolívia e Equador pt_BR
dc.subject Escola-Ayllu Warisata - indígena pt_BR
dc.subject Universidad Indígena Tupaj Katari - Bolívia pt_BR
dc.subject Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi” - Equador pt_BR
dc.subject Equador - universidade indígna pt_BR
dc.subject Bolívia - universidade indígena pt_BR
dc.subject Educação superior indígena - América Latina pt_BR
dc.subject Indigenous education pt_BR
dc.subject Indigenous Peoples - Education pt_BR
dc.subject Latin America - Indigenous Education pt_BR
dc.subject Indigenous social movements - Education pt_BR
dc.subject Ancestral culture - indigenous pt_BR
dc.subject Indigenous history - Latin America pt_BR
dc.subject Indigenous universities - Bolivia and Ecuador pt_BR
dc.subject School-Warisata Village - indigenous pt_BR
dc.subject Tupaj Katari Indigenous University - Bolivia pt_BR
dc.subject Intercultural University of Indigenous Nationalities and Peoples "Amawtay Wasi” - Ecuador pt_BR
dc.subject Ecuador - indigenous university pt_BR
dc.subject Bolivia - indigenous university pt_BR
dc.subject Indigenous higher education - Latin America pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Past(s) and present(s): indigenous education as a flag of struggle in Latin America. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Celso Gestermeier do. Passado(s) e presente(s): a educação indígena como bandeira de luta na América Latina. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2357-2367. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34294 pt_BR


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