dc.description.resumo |
Desde fins do século passado movimentos sociais indígenas têm se solidificado a partir dos eventos dos quinhentos anos de “descobrimento” da América. Em todo o continente, grupos indígenas realizaram protestos contra o que se denominou em muitos países “comemorações”, cientes de que havia muito mais a lamentar – o genocídio – do que a comemorar. A partir de então, o processo de organização desses movimentos não parou mais e eventos como a eclosão do Exército Zapatista de Libertação Nacional no estado mexicano de Chiapas e a eleição e re-eleição de Evo Morales na Bolívia talvez sejam os mais famosos embora, com certeza, não os únicos na América Latina. Nesse contexto, a valorização de estudos e pesquisas acerca da cultura ancestral tem ocupado um lugar central nesses novos movimentos sociais, fazendo com que a questão da educação indígena adquira uma grande importância para o século XXI, constituindo-se numa bandeira de muitas comunidades em todo o continente, algumas em estágio bem avançado, a exemplo da Bolívia que, em 2008, criou três universidades indígenas e do Equador, cuja Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi", foi criada pela Ley 2004-40, de 05 de agosto de 2004, sob o patrocínio da CONAIE - Confederação das Nacionalidades Indígenas do Equador – e do Instituto Científico de Culturas Indígenas "ICCI", Amawta Runakunapak Yachay "ARY". Sabendo que esse processo também interessa às comunidades indígenas no Brasil, estamos interessados em apresentar algumas questões referentes ao tema, a partir das realidades de Bolívia e Equador, divididas em três momentos históricos: o processo de criação da Escola-Ayllu Warisata, na Bolívia em 1931, sua destruição e persistência na memória coletiva da etnia aymara boliviana; a Universidad Indígena Tupaj Katari - também boliviana – e seus pressupostos de atuação e a já citada Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi", equatoriana, a partir da organização do currículo do curso de Licenciatura em Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
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dc.title |
Passado(s) e presente(s): a educação indígena como bandeira de luta na América Latina. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34294 |
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dc.date.accessioned |
2024-02-02T18:16:50Z |
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dc.date.available |
2024-02-02 |
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dc.date.available |
2024-02-02T18:16:50Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Educação indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Indígenas - Educação |
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dc.subject |
América Latina - Educação Indígena |
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dc.subject |
Movimentos sociais indígenas - Educação |
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dc.subject |
Cultura ancestral - indígenas |
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dc.subject |
História indígena - América Latina |
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dc.subject |
Universidades indígenas - Bolívia e Equador |
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dc.subject |
Escola-Ayllu Warisata - indígena |
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dc.subject |
Universidad Indígena Tupaj Katari - Bolívia |
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dc.subject |
Universidad Intercultural de las Nacionalidades y Pueblos Indígenas "Amawtay Wasi” - Equador |
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dc.subject |
Equador - universidade indígna |
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dc.subject |
Bolívia - universidade indígena |
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dc.subject |
Educação superior indígena - América Latina |
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dc.subject |
Indigenous education |
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dc.subject |
Indigenous Peoples - Education |
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dc.subject |
Latin America - Indigenous Education |
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dc.subject |
Indigenous social movements - Education |
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dc.subject |
Ancestral culture - indigenous |
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dc.subject |
Indigenous history - Latin America |
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dc.subject |
Indigenous universities - Bolivia and Ecuador |
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dc.subject |
School-Warisata Village - indigenous |
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dc.subject |
Tupaj Katari Indigenous University - Bolivia |
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dc.subject |
Intercultural University of Indigenous Nationalities and Peoples "Amawtay Wasi” - Ecuador |
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dc.subject |
Ecuador - indigenous university |
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dc.subject |
Bolivia - indigenous university |
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dc.subject |
Indigenous higher education - Latin America |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
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dc.creator |
NASCIMENTO, Celso Gestermeier do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Past(s) and present(s): indigenous education as a flag of struggle in Latin America. |
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dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Celso Gestermeier do. Passado(s) e presente(s): a educação indígena como bandeira de luta na América Latina. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2357-2367. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34294 |
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