dc.creator.ID |
LIMA, J. B. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERREIRA, Heber Carlos. |
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dc.contributor.advisor1ID |
FERREIRA, H. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1580591945385126 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PONTES, Luiz Renato de Araújo. |
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dc.contributor.referee2 |
KIYOHARA, Pedro Kunihiko. |
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dc.description.resumo |
A aplicação de materiais alternativos tem-se intensificado ultimamente na
construção civil em decorrência do elevado custo dos materiais tradicionalmente
utilizados, como os cimentos do tipo Portland. As cais pozolânicas, misturas de cais
com pozolanas, poderão ser promissoras, tendo em vista que, dentre outras
propriedades, apresentam adequado desempenho mecânico e baixo custo. As cais
pozolânicas foram larga e extensivamente utilizadas na Antigüidade, sendo seu uso
quase que totalmente abandonado atualmente. Estes aglomerantes têm custo similar
ao da cal com desempenho macânico de 15 a 20 vezes superior, podendo ser obtidas
argamassas com valores de resistência à compressão simples acima de 16 MPa.
No presente trabalho, foram estudadas as propriedades caracterizantes e de
engenharia de cais pozolânicas na forma isolada, e de argamassas, de acordo com as
normas da ABNT, obtidas por misturas de amostras de cais individuais e uma pozolana
artificial.
Nos ensaios realizados para a determinação das características das amostras de
cais e pozolana, foram usados através da análise química, massa específica real,
análise térmica diferencial e gravimétrica e permeâmetro de Blaine. Os ensaios
tecnológicos foram determinados através da resistência à compressão simples e
resistência à tração por compressão diametral de corpos de prova cilíndricos.
Os resultados dos ensaios caracterizaram as cais como calcificas e dolomíticas
e a pozolana, oriunda de uma argila caulinítica, provavelmente com impureza de sílica.
Nos ensaios tecnológicos evidenciou-se uma resistência à compressão simples, que
varia de 0,26 MPa a 16,50 MPa em função das amostras utilizadas, das composições
cal-pozolana empregada e do tempo de cura. Os resultados obtidos nesta pesquisa
permitem concluir que as cais pozolânicas propiciam resistências mecânicas aceitáveis,
podendo ser utilizadas em obras de pequeno e médio porte na engenharia civil. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia civil |
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dc.title |
Cais pozolânicas, caracterização e desempenho mecânico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
1993-05 |
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dc.description.abstract |
The use of alternative materials has lately been intensified in civil construction due
to the high cost of traditional material such as Portland cement. The lime-pozzolana a
mixtures of lime and pozzolanas may be promissing since it has an adequate mechanical
performace, and low price. The lime-pozzolana was extensively used lately, but at
present, it has not been used so largely in civil construction. This material has a similar
cost to the lime with superior mechanical performance from 15 to 20 times from which
we can obtain some mortar that is resistant to simple compression over 16 Mpa.
In this paper we studied the characterizing properties of lime-pozzolana
engineering in its isolated form and the properties of mortar we obtained from mixture
of samples of individual lime and artificial pozzolana, taking in account the norms of
ABNT.
The tests to determine the characteristics of the samples of lime and pozzolanas
were made through chemical analysis, specific gravity, differencial and gravimetric
thermal analysis and Blaine's permeameter. The technological tests were determined
through the resistance to simple compression and resistance to traction by diametrical
compression of cylindrical proof corps.
The results of tests characterized the lime as calcitcs and dolomitics and show that
pozzolana comes from caulinitic clay, probably with silic impurity. The technological
tests give evidence that this material is resistant to simple compression which changes
from 0,26 MPa to 16,50 MPa due to the samples, used the application of lime-pozzolana
compositions and the time of season. Thus we can conclude that lime-pozzolana
provides the acceptable mechanic resistance to be used in.small and medium
constructions in civil engineering. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3429 |
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dc.date.accessioned |
2019-04-12T10:44:23Z |
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dc.date.available |
2019-04-12 |
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dc.date.available |
2019-04-12T10:44:23Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Indústria do cal |
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dc.subject |
Lime industry |
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dc.subject |
Industria de la cal |
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dc.subject |
Cal pozolânica |
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dc.subject |
Lima puzolánica |
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dc.subject |
Pozzolanic lime |
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dc.subject |
Desempenho mecânico |
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dc.subject |
Mechanical performance |
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dc.subject |
Rendimiento mecánico |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, João Batista Melo. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Pozolan quays, characterization and mechanical performance. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, João Batista Melo. Cais pozolânicas, caracterização e desempenho mecânico. 1993. 141f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil,1993. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3429 |
pt_BR |