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A representação sobre Lampião pelos viés da construção identitária das personagens Lampião e Cariolano na obra “Os Desvalidos” de Francisco de J. C. Dantas.

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dc.description.resumo Esse estudo tem como objetivo analisar a construção da memória discursiva sobre Lampião, no interior das vozes de Coriolano e Lampião, personagens do romance “Os desvalidos”, de Francisco J. C. Dantas, via uso de referenciação que articulam diferentes pontos de vista sobre o famoso personagem da história do sertão brasileiro. Nele estudamos a cultura, compreendida como um conjunto diversificado de gênero, identidades e práticas sociais que quando se ligam ao contexto histórico, político e social, como também as especificidades de cada local fazem com que toda essa pluralidade represente uma sociedade. Nesse sentindo, a narrativa de “Os Desvalidos” é percebida no presente trabalho a partir da relação estabelecida nas experiências vividas pelas personagens, seres oprimidos, em que a identidade e a representação destes indivíduos, que estão à margem da sociedade, estabelecem uma ligação entre o fato real, marcado pela presença de Lampião, e o fato fictício, marcado pela presença de Coriolano. O passado é para nós um ponto de referência que se constitui como fonte de conhecimento, nas narrativas e nas manifestações artísticas e culturais. Elas incorporam os elementos da tradição e se eternizam pelo fato de representar com verossimilhança o real, desta forma congregam a memória coletiva. A formação tanto da identidade como da cultura está em aberto, em constante transformação, é um processo de grande complexidade que compreende repertórios de ação e de pensamento que ao longo do tempo aprendemos a identificar e reproduzir. A construção identitária parte de um processo histórico, auxiliado pela difusão da oralidade que com o tempo ganha novas significações, constituindo a história, a memória e a cultura de um determinado povo. O estudo da obra em epígrafe oferece a possibilidade de auxiliar na compreensão da identidade do homem nordestino, uma vez que promove o diálogo entre história e ficção ao evidenciar por meio do diálogo entre Coriolano e Lampião, o drama do sertanejo: a exclusão social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title A representação sobre Lampião pelos viés da construção identitária das personagens Lampião e Cariolano na obra “Os Desvalidos” de Francisco de J. C. Dantas. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34300
dc.date.accessioned 2024-02-05T11:32:26Z
dc.date.available 2024-02-05
dc.date.available 2024-02-05T11:32:26Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Lampião - representações pt_BR
dc.subject Cangaço pt_BR
dc.subject Os Desvalidos - Francisco J. C. Dantas pt_BR
dc.subject História e Literatura pt_BR
dc.subject Literatura e História pt_BR
dc.subject Coriolano - personagem - Os Desvalidos pt_BR
dc.subject Memória discursiva sobre lampião pt_BR
dc.subject Personagens Coriolano e Lampião - Os Desvalidos pt_BR
dc.subject Lampião - representations pt_BR
dc.subject The Desvalidos - Francisco J. C. Dantas pt_BR
dc.subject History and Literature pt_BR
dc.subject Literature and History pt_BR
dc.subject Coriolanus - character - Os Desvalidos pt_BR
dc.subject Discursive memory about lamp pt_BR
dc.subject Characters Coriolano and Lampião - Os Desvalidos pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Dorotéa da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The representation of Lampião through the lens of the identity construction of the characters Lampião and Cariolano in the work “Os Desvalidos” by Francisco de J. C. Dantas. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Dorotéa da. A representação sobre Lampião pelos viés da construção identitária das personagens Lampião e Cariolano na obra “Os Desvalidos” de Francisco de J. C. Dantas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2650-2663. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34300 pt_BR


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