DSpace/Manakin Repository

Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa mais amplo intitulado “Açu sob o olhar de Clio: o município na percepção dos professores de História” (concluído) que teve como propósito principal identificar o lugar atribuído à história local no nível fundamental de ensino das escolas localizadas no município potiguar de Assu. De forma específica esse estudo objetiva compreender a relação entre as perspectivas identitárias dos professores assuenses, no tocante ao seu lugar de vivência (Assu), e os conteúdos trabalhados na abordagem da história local em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa, pois este tipo de investigação permite uma interpretação da realidade não apenas pela materialidade, mas também por meio da imaginação e do simbólico. Nesse sentido, a investigação teve como principal estratégia para construção de dados a aplicação de questionários junto a instituições ligadas ao ensino e a realização de entrevistas semi-estruturadas com professores de História do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de escolas privadas e públicas. Nas questões relacionadas ao ensino de História, o trabalho toma por base as contribuições de Bittencourt (2004); Barbosa (2006) Abreu e Soihet (2003) entre outros. Para fundamentar as discussões acerca das identidades culturais consideramos os estudos de Hall (2006) e Silva (2006). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303
dc.date.accessioned 2024-02-05T11:53:47Z
dc.date.available 2024-02-05
dc.date.available 2024-02-05T11:53:47Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Identidade e ensino de História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Assú - RN - ensino de História pt_BR
dc.subject Sertão Potiguar - ensino de História pt_BR
dc.subject Projeto Açu sob o olhar de Clio pt_BR
dc.subject Projeto Açu sob o olhar de Clio pt_BR
dc.subject História local - Assú - RN pt_BR
dc.subject Identity and History teaching pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Assú - RN - History teaching pt_BR
dc.subject Sertão Potiguar - History teaching pt_BR
dc.subject Açu Project under the eyes of Clio pt_BR
dc.subject Açu Project under the eyes of Clio pt_BR
dc.subject Local history - Assú - RN pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Roberg Januário dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Identity and history teaching in Assu: a research experience in Sertão Potiguar. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Roberg Januário dos. Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2525-2534. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta