dc.description.resumo |
Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa mais amplo intitulado “Açu sob
o olhar de Clio: o município na percepção dos professores de História” (concluído) que
teve como propósito principal identificar o lugar atribuído à história local no nível
fundamental de ensino das escolas localizadas no município potiguar de Assu. De forma
específica esse estudo objetiva compreender a relação entre as perspectivas identitárias
dos professores assuenses, no tocante ao seu lugar de vivência (Assu), e os conteúdos
trabalhados na abordagem da história local em sala de aula. A pesquisa é de natureza
qualitativa, pois este tipo de investigação permite uma interpretação da realidade não
apenas pela materialidade, mas também por meio da imaginação e do simbólico. Nesse
sentido, a investigação teve como principal estratégia para construção de dados a
aplicação de questionários junto a instituições ligadas ao ensino e a realização de
entrevistas semi-estruturadas com professores de História do 6º ao 9º ano do ensino
fundamental, de escolas privadas e públicas. Nas questões relacionadas ao ensino de
História, o trabalho toma por base as contribuições de Bittencourt (2004); Barbosa
(2006) Abreu e Soihet (2003) entre outros. Para fundamentar as discussões acerca das
identidades culturais consideramos os estudos de Hall (2006) e Silva (2006). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-05T11:53:47Z |
|
dc.date.available |
2024-02-05 |
|
dc.date.available |
2024-02-05T11:53:47Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade e ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Assú - RN - ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Sertão Potiguar - ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Açu sob o olhar de Clio |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Açu sob o olhar de Clio |
pt_BR |
dc.subject |
História local - Assú - RN |
pt_BR |
dc.subject |
Identity and History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Assú - RN - History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Sertão Potiguar - History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Açu Project under the eyes of Clio |
pt_BR |
dc.subject |
Açu Project under the eyes of Clio |
pt_BR |
dc.subject |
Local history - Assú - RN |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Roberg Januário dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Identity and history teaching in Assu: a research experience in Sertão Potiguar. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Roberg Januário dos. Identidade e ensino de história em Assu: uma experiência de pesquisa no Sertão Potiguar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2525-2534. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34303 |
pt_BR |