dc.creator.ID |
FAUSTINO, B. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7706850308614494 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Rubênia de Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, R. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0790230556773806 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RODRIGUES, Marconi Araújo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RODRIGUES, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BARBOSA, M. F. N. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A gestão do relacionamento com o cliente é essencial atualmente, para criar um relacionamento entre a empresa e o cliente, visto que é fundamental para a organização conhecer e satisfazer as necessidades dos consumidores, através de estratégias assertivas, para se manter competitiva no mercado. O presente trabalho tem como objetivo analisar a gestão de relacionamento com o cliente em uma empresa, em Sousa - Paraíba. A investigação apresenta-se como qualitativa, desenvolvida utilizando o método indutivo, sendo uma pesquisa de campo, bibliográfica e documental, realizada no ambiente de uma empresa de revenda de motocicletas, com finalidade de analisar a área de gestão de relacionamento, CRM. Para alcançar os objetivos propostos pelo trabalho, foram realizadas entrevistas individuais com o gerente do setor e o responsável pela área de TI, e aplicado um questionário aos colaboradores. Os resultados da pesquisa mostram que a organização consegue satisfazer as necessidades dos clientes e consequentemente obtém a retenção e fidelização dos consumidores, criando o relacionamento, e que atualmente o foco do consumidor não é somente o produto, sendo essencial a organização formular estratégias que auxiliem na retenção desses clientes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Gestão de relacionamento com o cliente em uma organização no Município de Sousa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-10-31 |
|
dc.description.abstract |
Customer relationship management is essential today to create a relationship between the
company and the customer, as it is essential for the organization to know and satisfy consumer
needs, through assertive strategies, to remain competitive in the market. The present work aims to
analyze customer relationship management in a company, in Sousa - Paraíba. The investigation is
qualitative, developed using the inductive method, being a field, bibliographic and documentary
research, carried out in the environment of a motorcycle resale company, with the purpose of
analyzing the area of relationship management, CRM. To achieve the objectives proposed by the
work, individual interviews were carried out with the sector manager and the person responsible
for the IT area, and a questionnaire was administered to employees. The research results show
that the organization can satisfy customer needs and consequently obtain consumer retention and
loyalty, creating relationships, and that currently the consumer's focus is not just the product, it is
essential for the organization to formulate strategies that help in retention of these customers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34320 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-05T18:12:22Z |
|
dc.date.available |
2024-02-05 |
|
dc.date.available |
2024-02-05T18:12:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Administração de Marketing |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de Relacionamento |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfação do Consumidor |
pt_BR |
dc.subject |
Valor para o Cliente |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing Administration |
pt_BR |
dc.subject |
Relationship Strategies |
pt_BR |
dc.subject |
Consumer Satisfaction |
pt_BR |
dc.subject |
Value for the Customer |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FAUSTINO, Bruna Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Customer relationship management in an organization in the Municipality of Sousa. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FAUSTINO, Bruna Pereira. Gestão de relacionamento com o cliente em uma organização no
Município de Sousa. 2023. 41fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34320 |
pt_BR |