DSpace/Manakin Repository

Gestão de relacionamento com o cliente em uma organização no Município de Sousa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FAUSTINO, B. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7706850308614494 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Rubênia de Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, R. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0790230556773806 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Marconi Araújo.
dc.contributor.referee1ID RODRIGUES, M. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
dc.contributor.referee2ID BARBOSA, M. F. N. pt_BR
dc.description.resumo A gestão do relacionamento com o cliente é essencial atualmente, para criar um relacionamento entre a empresa e o cliente, visto que é fundamental para a organização conhecer e satisfazer as necessidades dos consumidores, através de estratégias assertivas, para se manter competitiva no mercado. O presente trabalho tem como objetivo analisar a gestão de relacionamento com o cliente em uma empresa, em Sousa - Paraíba. A investigação apresenta-se como qualitativa, desenvolvida utilizando o método indutivo, sendo uma pesquisa de campo, bibliográfica e documental, realizada no ambiente de uma empresa de revenda de motocicletas, com finalidade de analisar a área de gestão de relacionamento, CRM. Para alcançar os objetivos propostos pelo trabalho, foram realizadas entrevistas individuais com o gerente do setor e o responsável pela área de TI, e aplicado um questionário aos colaboradores. Os resultados da pesquisa mostram que a organização consegue satisfazer as necessidades dos clientes e consequentemente obtém a retenção e fidelização dos consumidores, criando o relacionamento, e que atualmente o foco do consumidor não é somente o produto, sendo essencial a organização formular estratégias que auxiliem na retenção desses clientes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Gestão de relacionamento com o cliente em uma organização no Município de Sousa. pt_BR
dc.date.issued 2023-10-31
dc.description.abstract Customer relationship management is essential today to create a relationship between the company and the customer, as it is essential for the organization to know and satisfy consumer needs, through assertive strategies, to remain competitive in the market. The present work aims to analyze customer relationship management in a company, in Sousa - Paraíba. The investigation is qualitative, developed using the inductive method, being a field, bibliographic and documentary research, carried out in the environment of a motorcycle resale company, with the purpose of analyzing the area of relationship management, CRM. To achieve the objectives proposed by the work, individual interviews were carried out with the sector manager and the person responsible for the IT area, and a questionnaire was administered to employees. The research results show that the organization can satisfy customer needs and consequently obtain consumer retention and loyalty, creating relationships, and that currently the consumer's focus is not just the product, it is essential for the organization to formulate strategies that help in retention of these customers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34320
dc.date.accessioned 2024-02-05T18:12:22Z
dc.date.available 2024-02-05
dc.date.available 2024-02-05T18:12:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Administração de Marketing pt_BR
dc.subject Estratégias de Relacionamento pt_BR
dc.subject Satisfação do Consumidor pt_BR
dc.subject Valor para o Cliente pt_BR
dc.subject Marketing Administration pt_BR
dc.subject Relationship Strategies pt_BR
dc.subject Consumer Satisfaction pt_BR
dc.subject Value for the Customer pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FAUSTINO, Bruna Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Customer relationship management in an organization in the Municipality of Sousa. pt_BR
dc.identifier.citation FAUSTINO, Bruna Pereira. Gestão de relacionamento com o cliente em uma organização no Município de Sousa. 2023. 41fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34320 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta