dc.description.resumo |
Neste artigo, propomos problematizar alguns conceitos dos quais estamos lançando mão no texto da dissertação de mestrado intitulada de Disciplinando o corpo dos docentes: a escola fabricando corpos dóceis. Nosso trabalho tem como objetivo analisar como a instituição escolar legitima os discursos normatizadores que vão sendo cristalizados como naturais no cotidiano escolar, no sentido de controlar as diversas corporalidades/identidades docentes em duas escolas (que serviram de amostragem) da rede pública e privada da cidade de João Pessoa neste início de século. Para a concretização dessa pesquisa, dialogamos com autores, a exemplo de Michel Foucault, a partir da noção de poder empregada por ele, reconhecendo a Escola também como um território complexo permeado por relações de poder, controle social e resistências. Assim, procuraremos entender como esses discursos normativos semelhantes a tentáculos invisíveis tentam elaborar identidades fixas e universais, que por sua vez tentam regular os corpos dos professores. Para tanto, aproximamo-nos também dos estudos de Tomás Tadeu da Silva acerca do conceito de Identidade, conceito este que atravessa tanto o corpo quanto o espaço escolar. Por isso, propomo-nos discutir como os atores sociais da escola, principalmente os professores, se inscrevem e representam a si mesmos, e como outros atores – alunos, pais e corpo técnico – identificam e representam esses professores dentro da sociedade do século XXI, marcada por identidades fragmentadas, multifacetadas, fluídas, itinerantes, que não se fixam neste ou naquele lugar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
2 |
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dc.title |
Relações de poder e produção de identidades docentes na escola: a noção de poder em Michel Foucault e o conceito de identidade em Tomás Tadeu da Silva. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34330 |
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dc.date.accessioned |
2024-02-05T19:51:09Z |
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dc.date.available |
2024-02-05 |
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dc.date.available |
2024-02-05T19:51:09Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Identidades docentes |
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dc.subject |
Poder - Michel Foucault |
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dc.subject |
Identidade - Tomás Tadeu |
pt_BR |
dc.subject |
Tomás Tadeu - identidade |
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dc.subject |
Relações de poder |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching identities |
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dc.subject |
Power - Michel Foucault |
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dc.subject |
Identity - Tomás Tadeu |
pt_BR |
dc.subject |
Tomás Tadeu - identity |
pt_BR |
dc.subject |
Power relations |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUTO, Karina Pereira. |
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dc.creator |
BARROSO NETO, Cláudio da Costa. |
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dc.creator |
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Power relations and production of teaching identities at school: the notion of power in Michel Foucault and the concept of identity in Tomás Tadeu da Silva. |
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dc.identifier.citation |
SOUTO, Karina Pereira; BARROSO NETO, Cláudio da Costa; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. Relações de poder e produção de identidades docentes na escola: a noção de poder em Michel Foucault e o conceito de identidade em Tomás Tadeu da Silva. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2588-2597. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34330 |
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