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Relações de poder e produção de identidades docentes na escola: a noção de poder em Michel Foucault e o conceito de identidade em Tomás Tadeu da Silva.

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dc.description.resumo Neste artigo, propomos problematizar alguns conceitos dos quais estamos lançando mão no texto da dissertação de mestrado intitulada de Disciplinando o corpo dos docentes: a escola fabricando corpos dóceis. Nosso trabalho tem como objetivo analisar como a instituição escolar legitima os discursos normatizadores que vão sendo cristalizados como naturais no cotidiano escolar, no sentido de controlar as diversas corporalidades/identidades docentes em duas escolas (que serviram de amostragem) da rede pública e privada da cidade de João Pessoa neste início de século. Para a concretização dessa pesquisa, dialogamos com autores, a exemplo de Michel Foucault, a partir da noção de poder empregada por ele, reconhecendo a Escola também como um território complexo permeado por relações de poder, controle social e resistências. Assim, procuraremos entender como esses discursos normativos semelhantes a tentáculos invisíveis tentam elaborar identidades fixas e universais, que por sua vez tentam regular os corpos dos professores. Para tanto, aproximamo-nos também dos estudos de Tomás Tadeu da Silva acerca do conceito de Identidade, conceito este que atravessa tanto o corpo quanto o espaço escolar. Por isso, propomo-nos discutir como os atores sociais da escola, principalmente os professores, se inscrevem e representam a si mesmos, e como outros atores – alunos, pais e corpo técnico – identificam e representam esses professores dentro da sociedade do século XXI, marcada por identidades fragmentadas, multifacetadas, fluídas, itinerantes, que não se fixam neste ou naquele lugar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Relações de poder e produção de identidades docentes na escola: a noção de poder em Michel Foucault e o conceito de identidade em Tomás Tadeu da Silva. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34330
dc.date.accessioned 2024-02-05T19:51:09Z
dc.date.available 2024-02-05
dc.date.available 2024-02-05T19:51:09Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Identidades docentes pt_BR
dc.subject Poder - Michel Foucault pt_BR
dc.subject Identidade - Tomás Tadeu pt_BR
dc.subject Tomás Tadeu - identidade pt_BR
dc.subject Relações de poder pt_BR
dc.subject Teaching identities pt_BR
dc.subject Power - Michel Foucault pt_BR
dc.subject Identity - Tomás Tadeu pt_BR
dc.subject Tomás Tadeu - identity pt_BR
dc.subject Power relations pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUTO, Karina Pereira.
dc.creator BARROSO NETO, Cláudio da Costa.
dc.creator NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Power relations and production of teaching identities at school: the notion of power in Michel Foucault and the concept of identity in Tomás Tadeu da Silva. pt_BR
dc.identifier.citation SOUTO, Karina Pereira; BARROSO NETO, Cláudio da Costa; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. Relações de poder e produção de identidades docentes na escola: a noção de poder em Michel Foucault e o conceito de identidade em Tomás Tadeu da Silva. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2588-2597. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34330 pt_BR


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