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As encruzilhadas temporais da narrativa: os tempos diversos de “O que é isso, companheiro?”.

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dc.description.resumo O filme não foi feito para sala de aula. Nem o romance, nem o livro de memórias. Mas todos aprendemos que a História não está, apenas, no livro didático. Os educadores que trabalham com o ensino da história, como lendário Rei Midas, tornaram-se poderosos na arte de transformar as coisas em ouro. Sabem que tudo é transformado, quando atravessa o mar do tempo, quando ganha novos sentidos com a História. Sem o peso do castigo que o monarca mitológico passou a carregar, no entanto, os educadores foram descobrindo que as coisas materializamse nas artimanhas das (re)significações que os sujeitos lhes impõem no fluir dos dias, nas batalhas do cotidiano. Assim, os objetos da contemporaneidade transbordam da esfera da vida ordinária e invadem a sala de aula. É por esse caminho que uma miscelânea de produtos midiáticos (músicas, filmes, fanzines, quadrinhos, fotos) explodem nos espaços da sala de aula, transformam-se em “recursos didáticos”. Mas toda transformação implica em riscos, e, por isso, é preciso estar atento aos usos que fazemos de suportes midiáticos, como “filmes de história”. É preciso discutir as imbricações temporais (por exemplo, o tempo no qual o filme foi realizado X o tempo ao qual ele se refere). Partindo dessas reflexões iniciais, esse trabalho busca analisar como é possível refletir sobre as diferentes nuanças históricas que se condensam num objeto, como um filme. Nesse estudo, em particular, nos interessa abordar o caso do filme “o que é isso companheiro?” O ponto de partida do filme é o homônimo livro de Fernando Gabeira, que expõe memórias sobre o conhecido caso do sequestro do embaixador norteamericano Charles B. Elbrick. Nesse trabalho, apresentamos algumas idéias iniciais sobre os imbricamentos entre três diferentes tempos e materializações de um mesmo evento. Afinal, existe o tempo do sequestro (1969), o tempo do livro (1979) e o tempo do filme (1997). Interessa-nos discutir como o evento é retomado em cada um desses tempos, como ele é dado a existir em cada uma dessas particulares condições histórico-temporais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title As encruzilhadas temporais da narrativa: os tempos diversos de “O que é isso, companheiro?”. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34337
dc.date.accessioned 2024-02-06T17:54:51Z
dc.date.available 2024-02-06
dc.date.available 2024-02-06T17:54:51Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Cinema e ensino de História pt_BR
dc.subject Obra fílmica “O que é isso companheiro?” pt_BR
dc.subject Filme “O que é isso companheiro?” pt_BR
dc.subject O que é isso companheiro? - filme pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Recurso didático - filme pt_BR
dc.subject Cinema and History teaching pt_BR
dc.subject Film work “What is this, mate?” pt_BR
dc.subject Film “What is this mate?” pt_BR
dc.subject What is this fellow? - film pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Teaching resource - film pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Jaílson Pereira da.
dc.creator SANTOS, Mázio Miguel Silva dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The temporal crossroads of the narrative: the different times of “What is this, mate?”. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Jaílson Pereira da; SANTOS, Mázio Miguel Silva dos. As encruzilhadas temporais da narrativa: os tempos diversos de “o que é isso, companheiro?”. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 19: Mídia & Sociedade: a História da Mídia, a Mídia na História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2785-2795. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34337 pt_BR


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