dc.description.resumo |
O presente trabalho trata-se de uma ação extensionista realizada a partir das propostas de uma projeto de extensão cadastrado no PROBEX cujo título é AS CULTURAS JUVENIS CAMPINENSES: IDENTIDADE, MEMÓRIA E HISTÓRIA, nele tratamos sobre como os weblogs estão cada vez mais sendo utilizados pelos usuários da Internet, para as mais distintas finalidades, passando por assuntos como economia, vida pessoal e moda. Essa afirmação pode ser observada no número de páginas criadas. Portanto, pode se dizer, que o blog foi um diário eletrônico criado na Internet e hoje é uma ferramenta que abrange diversas áreas de interesses e classificações. Na moda, tema estudado neste trabalho, uma grande quantidade de blogs são encontrados e mantidos por adolescentes que aderiam a essa “moda” virtual. A maioria deles são classificados como diários pessoais em que as opiniões emitidas sobre a moda se confundem com os relatos do cotidiano. Em acesso ao site google, percebe-se que existem mais de 18.500.000 blogs de moda. Nos blogs de moda encontramos post sobre o mundo da moda, modelos, roupas, tendências, desfiles, estratégias de marketing e comunicação de estilistas, marcas, designers, modelos, entre outros. Estes blogs se encontram na definição de blogs contemporâneos e na maioria das vezes estão no quesito, assuntos temáticos. Podemos perceber que o século XXI oferece a sociedade cada vez mais um ritmo frenético, onde tudo se renova a cada instante e onde a juventude também em foco está vinculada a este contexto. Novas tecnologias vão surgindo e entrando em nossas vidas tão rapidamente que quando nos damos conta, já estamos “dominados” por elas, neste mundo globalizado a tecnologia cresce gradativamente trazendo até mesmo novas formas de comunicações. No meio da internet nos deparamos com novos símbolos e códigos formando assim novas linguagens, onde através de chats, blogs, Orkut, MSN, entre outros, podemos nos comunicar com pessoas do mundo inteiro em um curto espaço de tempo. A Internet possibilitou esse novo padrão de interação social, as pessoas passam agora a se comunicarem por Blogs, Orkut, Messenger, a interatividade virtual passa muitas vezes a ser maior e mais freqüente do que a comunicação face a face. E grande parte dos adeptos dessas redes virtuais são os jovens, que procuram muitas vezes esses sites de relacionamentos para se auto-afirmarem como jovem. Assim sendo, o virtual confunde-se com o real e a busca de identidade e de afirmação são fatores que permeiam os relacionamentos através dessas redes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
O jovem da escola pública e as redes sociais: entendendo a cultura juvenil campinense. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34345 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-06T18:43:14Z |
|
dc.date.available |
2024-02-06 |
|
dc.date.available |
2024-02-06T18:43:14Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Jovens de Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura juvenil campinense |
pt_BR |
dc.subject |
Campina Grande - PB - cultura juvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Jovens de escolas públicas e redes sociais - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Blogs - adolescentes |
pt_BR |
dc.subject |
Young people from Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Campinas youth culture |
pt_BR |
dc.subject |
Campina Grande - PB - youth culture |
pt_BR |
dc.subject |
Young people from public schools and social networks - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
University Extension |
pt_BR |
dc.subject |
Blogs - teenagers |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Danielle Brandão. |
|
dc.creator |
SILVA, Ilzenir Mayara Porto da. |
|
dc.creator |
ARAGÃO, Patrícia Cristina. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Public school youth and social networks: understanding youth culture in Campinas. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Danielle Brandão; SILVA, Ilzenir Mayara Porto da; ARAGÃO, Patrícia Cristina. O jovem da escola pública e as redes sociais: entendendo a cultura juvenil campinense. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 19: Mídia & Sociedade: a História da Mídia, a Mídia na História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2861-2866. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34345 |
pt_BR |