dc.description.resumo |
A contemporaneidade está inserida em um processo de mudança, no qual as novas
tecnologias são responsáveis, sobretudo, por um novo paradigma de sociedade que tem
sua base em um bem precioso, a informação. A sociedade atual está sintonizada e
interligada via rádio, jornais, TV e internet, ou seja, estamos na era do que muitos
chamam de uma “sociedade midiática”, onde percebemos as articulações entre
“sociedade”, mídia e política. Assim: “a mídia de massa abrange uma ampla variedade
de formas – incluindo a televisão, os jornais, o cinema, as revistas, o rádio, a
publicidade, os vídeo games e os CD’s” (GIDDENS, 2005, p. 367).
Os usos que os indivíduos fazem dos mecanismos midiáticos, são expressos
também através dos espaços jornalísticos e propagandas que se destinam a disseminar
opiniões e idéias favoráveis ou contrárias sobre determinadas questões políticas. Nas
campanhas eleitorais, as propagandas dos candidatos buscam atingir os eleitores,
disponibilizando para estes os produtos (as promessas em época de campanhas) e
criando uma imagem positiva que os indivíduos poderão ou não comprar (aceitar),
construindo dessa maneira o seu personagem. Além disso, muitas vezes, utilizam-se da
mídia para denegrir a imagem dos opositores, ao levar ao conhecimento dos eleitores
fatos, considerados negativos, da vida dos adversários.
Por outro lado, percebemos que a sociedade civil1 também se utiliza da mídia para
se contrapor e revelar elementos de resistência às propostas enunciadas por determinados grupos políticos. Essa postura contestatória à situação político-social
vivenciada pode ser reconhecida nas expressões culturais populares, especificamente, na
música, que revela subsídios para refletirmos, entre outras temáticas, sobre cidadania e
política no Ensino de História. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Música, política e cidadania. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34375 |
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dc.date.accessioned |
2024-02-07T21:37:38Z |
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dc.date.available |
2024-02-07 |
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dc.date.available |
2024-02-07T21:37:38Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.subject |
Política |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania |
pt_BR |
dc.subject |
Música brasileira e questões político-sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Período ditatorial e música |
pt_BR |
dc.subject |
Expressões culturais populares - música |
pt_BR |
dc.subject |
Música protesto |
pt_BR |
dc.subject |
Music |
pt_BR |
dc.subject |
Policy |
pt_BR |
dc.subject |
Citizenship |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian music and political-social issues |
pt_BR |
dc.subject |
Dictatorship period and music |
pt_BR |
dc.subject |
Popular cultural expressions - music |
pt_BR |
dc.subject |
Protest music |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Kátia Ramos. |
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dc.creator |
AMORIM, Rômulo Leite. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Music, politics and citizenship. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Kátia Ramos; AMORIM, Rômulo Leite. Música, política e cidadania. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 21: Poder, Política, Cultura e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 3073-3085. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34375 |
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