DSpace/Manakin Repository

Consumindo discursos: alinhavos entre representação e imaginário através da publicidade na década de 1950 e 1960.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A mídia impressa sempre teve grande influência na construção das representações que permeiam o imaginário social. As possíveis manipulações de interesse veiculadas através da informação são reapropriadas e ressignificadas quando chegam ao leitor, abrindo-se também lacunas para as possíveis subjetividades. De um lado, a produção editorial, que discursa conceitos de civilidade, gostos, legitimando e instituindo padrões. De outro lado, a recepção dos leitores que, embora estruturados em conceitos préconcebidos, também se encontram abertos aos novos ideais, transitando entre estratégias e práticas cotidianas. Este artigo pretende analisar as diferenças entre as representações masculinas e femininas a partir de peças publicitárias disseminadas pelo periódico Jornal das Moças, veiculadas na década de 1950. A intenção está em investigar através das propagandas os imaginários construídos e instituídos em dado período, as relações de gostos, costumes e hábitos diferenciados pelo foco pretendido pela produção do impresso e sua relação com o público alvo – ora homens, ora mulheres. Logo, não se tratam apenas de relações de gênero, e sim de poder estruturado e disseminado pelas visualidades e narrativas propriciadas pela publicidade e pela cultura impressa. Através da pesquisa quantitativa, é possível investigar a repetição de tais peças, evidenciando os interesses engendrados pelo periódico em questão. Tendo a análise do discurso e da semiótica como metodologia, a investigação imagética e textual evidencia a construção de identidades através do consumo, onde o ter também significa ser, demarcando-se claramente os ideais de conduta femininos em relação aos masculinos. Voltados para a higiene, cosmética, comportamento e hábitos, as publicidades veiculadas vão muito além do consumo, engendrando percepções e guiando condutas sociais. Assim, através das diferenciações das propagandas entre as décadas abordadas, é possível analisar as modificações temporais aos discursos de gênero e identidades, construídas a partir da veiculação e repetição de produtos que, conforme os discursos, também necessitam de certa conduta esperada em seus usos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Consumindo discursos: alinhavos entre representação e imaginário através da publicidade na década de 1950 e 1960. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34433
dc.date.accessioned 2024-02-09T18:09:32Z
dc.date.available 2024-02-09
dc.date.available 2024-02-09T18:09:32Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Representações - mídia - 1950-1960 pt_BR
dc.subject Imaginário social pt_BR
dc.subject Publicidade - 1950-1960 pt_BR
dc.subject Comportamentos padrões - 1950-1960 pt_BR
dc.subject Representações masculinas e femininas - mídia 1950-1960 pt_BR
dc.subject Costumes pt_BR
dc.subject Hábitos pt_BR
dc.subject Gostos pt_BR
dc.subject Relações de gênero pt_BR
dc.subject Cultura impressa e comportamento masculino e feminino pt_BR
dc.subject Representations - media - 1950-1960 pt_BR
dc.subject Social imaginary pt_BR
dc.subject Advertising - 1950-1960 pt_BR
dc.subject Standard behaviors - 1950-1960 pt_BR
dc.subject Male and female representations - media 1950-1960 pt_BR
dc.subject Mores pt_BR
dc.subject Habits pt_BR
dc.subject Likes pt_BR
dc.subject gender relations pt_BR
dc.subject Print culture and male and female behavior pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SASAKI, Silvia.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Consuming discourses: alignments between representation and imagination through advertising in the 1950s and 1960s. pt_BR
dc.identifier.citation SASAKI, Silvia. Consumindo discursos: alinhavos entre representação e imaginário através da publicidade na década de 1950 e 1960. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 03 - Cultura Visual e Escrita Imagens, Narrativas e Cultura Impressa como Fonte de Pesquisa. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34433 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta