DSpace/Manakin Repository

Grupo de Trabalho 09: Fontes e Metodologia para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira.

Grupo de Trabalho 09: Fontes e Metodologia para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira.

 

Coordenadores do GT 09: <p>Luciano Mendonça de Lima - UFCG <p>Wlisses Estrela de Albuquerque Abreu - UFCG <p>Amanda Peixoto Carvalho - UFCG <p align="justify">Um dos fatores que contribuíram para o retardamento relativo dos estudos sobre a escravidão no Brasil diz respeito à suposta escassez de fontes. Na raiz desta questão estaria a ordem dada pelo ministro e político Rui Barbosa no início da República para incinerar os ―papéis da escravidão‖, com o duplo objetivo de apagar uma ―nodoa‖ da nossa história e, de quebra, evitar qualquer tentativa de pedido de indenização pecuniária por parte dos ex-senhores de escravos. A explosão de pesquisas e reflexões sobre o tema, vindas à tona especialmente a partir dos anos 1980, vieram colocar por terra tal tese. No caso da Paraíba, além desse principio mais geral, um fator a mais veio reforçar essa mitologia. Trata-se da acusação feita por alguns historiadores locais de que seria impossível escrever essa história em função da ação dos populares envolvidos com o movimento do Quebra-Quilos (1874), isso porque no contexto maior da revolta teriam incendiado diversas séries de documentos históricos. O objetivo desta comunicação é, demonstrada a fragilidade teórica e ideológica de tais explicações, mapear a documentação de natureza judiciária e apontar as possibilidades de pesquisas em torno da escravidão e da experiência negra na Paraíba oitocentista, tendo como referencial as lições de método da história social.

Submissões recentes

Ver mais