dc.description.resumo |
A Escola dos Annales, uma nova corrente historiográfica, nos proporcionou novos métodos e abordagens no ensino de história. Agora temos a oportunidade de estudar os sujeitos excluídos da História Positivista, pois temos novos objetos, novas fontes, novas técnicas e novos conceitos se contrapondo a ―escola tradicional‖, a ―nova escola‖ e a representação do tempo histórico. A partir desta proposta de se estudar o ―esquecido‖ aproximamos o pensamento antigo do pensamento da atualidade. Em 2003, foi lançada a lei federal de número 10.639, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelecendo a inclusão no currículo oficial da rede de ensino, tanto público como privado a temática da História e Cultura Afro brasileira. A escola, enquanto instituição social, responsável pela organização, transmissão e socialização da cultura, revela-se como um dos espaços em que as representações negativas sobre o negro são difundidas. Por isso torna-se um importante local em que devemos desconstruir essa imagem deturpada sobre o negro e a África. Cabe ao educador a compreensão dos diferentes povos ao longo da História, fazendo um processo de classificação de si mesmo e do outro; entender o conjunto das representações sobre o negro existente na sociedade, enfatizar as representações positivas construídas politicamente pelo movimento negro desmistificando a visão estereotipada imposta ao afro-descendente. São de suma importância a abordagem e construção de práticas pedagógicas que combatam a discriminação racial, rompendo assim com a naturalização das diferenças étnico-raciais. Discutir a cultura negra requer um compromisso do professor em transmitir conhecimento através da construção de projetos e atividades que explorem o multicultural. Para este trabalho utilizaremos os métodos como questionários e entrevistas com docentes que lecionem em escolas públicas nesta cidade, além de debater com diversos autores que trabalhem com essa temática. Diante desta problemática apresentaremos como base a teoria de Foucault com a ―Ordem do discurso‖. Dessa forma nosso objetivo com esse trabalho é contribuir com a formação cultural do Brasil, levando o conhecimento através de novas metodologias e abordagens para a sala de aula. Portanto, o nosso propósito é focalizar nessas abordagens e métodos utilizados nas escolas públicas, a forma de nossos alunos absolverem essas informações de tanta importância que é a diversidade étnica e racial, desconstruindo uma visão que a própria história eurocêntrica construiu há séculos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
A África em sala de aula: novas abordagens e metodologias. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34455 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-14T17:30:26Z |
|
dc.date.available |
2024-02-14 |
|
dc.date.available |
2024-02-14T17:30:26Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
África em sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História e Cultura Afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
História e Cultura Afro-brasileira - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro brasileira e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação étnico-racial |
pt_BR |
dc.subject |
Ordem do discurso - Foucault |
pt_BR |
dc.subject |
Africa in the classroom |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Afro-Brazilian History and Culture |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian History and Culture - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian culture and education |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial education |
pt_BR |
dc.subject |
Order of speech - Foucault |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALBUQUERQUE, Danielle Virgínia Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Africa in the classroom: new approaches and methodologies. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALBUQUERQUE, Danielle Virgínia Silva. A África em sala de aula: novas abordagens e metodologias. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 09 - Fontes e Metodologias para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-12. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34455 |
pt_BR |