DSpace/Manakin Repository

A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O trabalho analisa o papel da escola na formação e construção da identidade dos alunos na escola Frei Herculano, moradores do Quilombo Pedra D‘água. Nossa metodologia se dividiu nas seguintes ações: verificar a forma de transmissão de conhecimento e debate sobre as questões do negro, escravo e do afro-descendente pela instituição, imposta pela Lei 10.639/03 em associação com a metodologia dos professores de história, e dessa forma, verificar através desses conhecimentos transmitidos e discutidos pela escola, a maneira de representação identitária escolhida pelos alunos para si e para seu grupo social. Essas ações se basearam na análise do livro didático escolhido pela escola e seus materiais disponíveis sobre a temática, na observação das aulas de história dos professores e por intermédio de questionário e conversas informais pelos alunos, visando descobrir como eles se identificam com essas novas abordagens. Para fundamentar a pesquisa precisamos conhecer as formas como o negro era representado e reconhecido pela sociedade através de leituras que fundamentaram a produção de sua imagem através de autores que já discutem a questão de racismo, identidade afro-brasileira e da identidade negra tais como Fonseca (2000), Santos (2002), Barbosa et all (2004), Lopes (2006), Hernandex (2005), Zamparoni (1995), entre outros; observando as questões de currículo e análise de livro didático, Silva (2007), Moreira (1992), Stephanou (1998) ; a maneira de ver e falar do outro com Said (2007), as relações de poder Bourdieu (1998), e cultura Bhabha (1998). O conhecimento que obtivemos sobre identidade buscamos em Hall (1997), Soares (2001) e Bogo (2008). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456
dc.date.accessioned 2024-02-14T17:37:16Z
dc.date.available 2024-02-14
dc.date.available 2024-02-14T17:37:16Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Identidade negra pt_BR
dc.subject Mediação escolar pt_BR
dc.subject Educação étnico-racial pt_BR
dc.subject Escola Frei Herculano - Pontina - Ingá - PB pt_BR
dc.subject Quilombo Pedra D’água pt_BR
dc.subject Ensino de História - cultura-afro-brasileira pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Identidade afro-brasileira pt_BR
dc.subject Ingá - PB - Quilombo Pedra D’água pt_BR
dc.subject Black identity pt_BR
dc.subject School mediation pt_BR
dc.subject Ethnic-racial education pt_BR
dc.subject Frei Herculano School - Pontina - Ingá - PB pt_BR
dc.subject Teaching History - Afro-Brazilian culture pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian culture pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian identity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de.
dc.creator SILVA, Maria José da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School mediation in the construction of black identity in elementary school students at Frei Herculano school. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de; SILVA, Maria José da. A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 09 - Fontes e Metodologias para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-12. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta