dc.description.resumo |
O trabalho analisa o papel da escola na formação e construção da identidade dos alunos na escola Frei Herculano, moradores do Quilombo Pedra D‘água. Nossa metodologia se dividiu nas seguintes ações: verificar a forma de transmissão de conhecimento e debate sobre as questões do negro, escravo e do afro-descendente pela instituição, imposta pela Lei 10.639/03 em associação com a metodologia dos professores de história, e dessa forma, verificar através desses conhecimentos transmitidos e discutidos pela escola, a maneira de representação identitária escolhida pelos alunos para si e para seu grupo social. Essas ações se basearam na análise do livro didático escolhido pela escola e seus materiais disponíveis sobre a temática, na observação das aulas de história dos professores e por intermédio de questionário e conversas informais pelos alunos, visando descobrir como eles se identificam com essas novas abordagens. Para fundamentar a pesquisa precisamos conhecer as formas como o negro era representado e reconhecido pela sociedade através de leituras que fundamentaram a produção de sua imagem através de autores que já discutem a questão de racismo, identidade afro-brasileira e da identidade negra tais como Fonseca (2000), Santos (2002), Barbosa et all (2004), Lopes (2006), Hernandex (2005), Zamparoni (1995), entre outros; observando as questões de currículo e análise de livro didático, Silva (2007), Moreira (1992), Stephanou (1998) ; a maneira de ver e falar do outro com Said (2007), as relações de poder Bourdieu (1998), e cultura Bhabha (1998). O conhecimento que obtivemos sobre identidade buscamos em Hall (1997), Soares (2001) e Bogo (2008). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-14T17:37:16Z |
|
dc.date.available |
2024-02-14 |
|
dc.date.available |
2024-02-14T17:37:16Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade negra |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação étnico-racial |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Frei Herculano - Pontina - Ingá - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombo Pedra D’água |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História - cultura-afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Ingá - PB - Quilombo Pedra D’água |
pt_BR |
dc.subject |
Black identity |
pt_BR |
dc.subject |
School mediation |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial education |
pt_BR |
dc.subject |
Frei Herculano School - Pontina - Ingá - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History - Afro-Brazilian culture |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian culture |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian identity |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de. |
|
dc.creator |
SILVA, Maria José da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School mediation in the construction of black identity in elementary school students at Frei Herculano school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de; SILVA, Maria José da. A mediação da escola na construção da identidade negra nos alunos de ensino fundamental na escola Frei Herculano. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 09 - Fontes e Metodologias para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-12. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34456 |
pt_BR |