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A cultura Afro-brasileira: práticas, conceitos e o quilombo remanescente Conceição das Crioulas.

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dc.description.resumo O presente trabalho propõe ampliar as discussões sobre as metodologias e práticas pedagógicas para efetivação da temática História e cultura afro-brasileira, no intuito de tornar visível a participação da cultura negra na formação da sociedade brasileira. O desenvolvimento de atividades relacionadas à cultura afro-brasileira torna-se importante por contribuir para o rompimento de barreiras sociais, à autonomia dos indivíduos através do conhecimento sobre suas raízes, sua história e suas linguagens. A população de origem negra que vive em um meio sócio-econômico desfavorável, carrega em si formas culturais relacionadas aos conflitos, à resistência, à rejeição, à superação e à exclusão, próprias do seu passado histórico e de suas vivências culturais. Tais elementos estão ocultos, são incompreendidos e não apresentam significado para estes grupos, distanciando-os progressivamente de suas referências culturais e históricas. Por isso, faz-se necessário reforçar a identidade negra. Nesse sentido será apontado a técnica da história oral, a interpretação histórico-social das imagens, dos livros didáticos e o uso de projetos didáticos, de pesquisa bibliográfica, enfim recursos metodológicos que objetivam tratar a sociedade brasileira no seu conjunto, desconstruindo conceitos, tais como teoria do embranquiçamento, do não rascismo, da pacificação da mistura de raças na composição da sociedade brasileira, da ideologia dos grupos dominantes que permeia a nossa sociedade. Para tanto, será utilizado como exemplo, a comunidade remanescente quilombola, reconhecida e titulada, localizada no alto sertão central Pernambucano, na cidade de Salgueiro – PE, formada no início do século XIX por mulheres e sua contínua atuação no processo histórico, político e social da Comunidade do Quilombo Remanescente Conceição das Crioulas. Aponta-se para a complexa relação de resistência pela po sse da terra, de afirmação identitária e da preservação! cultura l dos membros dessa comunidade. Como também a luta contra a ideologia dos fazendeiros do sertão nordestino com suas leis, costumes e o predomínio sócio-econômico desse grupo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title A cultura Afro-brasileira: práticas, conceitos e o quilombo remanescente Conceição das Crioulas. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34468
dc.date.accessioned 2024-02-14T18:12:33Z
dc.date.available 2024-02-14
dc.date.available 2024-02-14T18:12:33Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Remanescente quilombola pt_BR
dc.subject Comunidade remanescente quilombola - Conceição das Crioulas pt_BR
dc.subject Conceição das Crioulas - Salgueiro - PE pt_BR
dc.subject Quilombo remanescente Conceição das Crioulas - Salgueiro - PE pt_BR
dc.subject História da cultura afro-brasileira - ensino pt_BR
dc.subject Cultura negra pt_BR
dc.subject Identidade negra pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian culture pt_BR
dc.subject Quilombola remnant pt_BR
dc.subject Quilombola remnant community - Conceição das Crioulas - pt_BR
dc.subject Conceição das Crioulas - Salgueiro - PE pt_BR
dc.subject Remaining Quilombo Conceição das Crioulas - Salgueiro - PE pt_BR
dc.subject History of Afro-Brazilian culture - teaching pt_BR
dc.subject Black culture pt_BR
dc.subject Black identity pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Edivania Granja da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Afro-Brazilian culture: practices, concepts and the remaining quilombo Conceição das Crioulas. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Edivania Granja da Silva. A cultura Afro-Brasileira: práticas, conceitos e o quilombo remanescente Conceição das Crioulas. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 09 - Fontes e Metodologias para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34468 pt_BR


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