DSpace/Manakin Repository

As quitandeiras e a resistência no livro didático.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Quando pensamos em imagens devemos ter em mente que elas servem como representações de sociedades e que têm a sua importância na construção da história. Esse artigo propõe uma análise das representações iconográficas do livro didático a partir da leitura de imagens que representam os escravos, identificando-se suas resistências inclusive, com destaque aos escravos de ganho e as quitandeiras que ao fazerem parte de atividades relacionadas ao comércio, tiravam proveito dessa prática, como forma de resistir contra as ordens de seus Senhores. Sabemos que as imagens nos apresentam um universo de valores, portanto, partindo desse princípio, a imagem exerce um poder de sedução diante da curiosidade do olhar estudantil. O nosso trabalho tem como objetivo, além de mostrar a importância do livro didático na construção de um ―saber‖, também, ajudar na compreensão desses valores e significados que fizeram parte da sociedade escravista. Pelo olhar do explorador, o africano aparece como um povo selvagem, que jamais se preocupou em estudar o seu próprio passado. Dentro dos conceitos de Michel de Certeau, identificamos as astúcias dos escravos, como táticas para burlar o olhar do ―Senhor‖, pois segundo palavras do teórico, muitas ações humanas do dia a dia do sujeito fazem parte do conceito de táticas, são os sucessos que fazem parte da vida, as formas de se ganhar do ―forte‖, aproveitando as determinadas ocasiões. As resistências fazem parte desse campo das táticas, pois o escravo na insistência de desobedecer ao seu senhor pratica uma ação oportunista, para enfim burlar as ordens recebidas. Portanto, através do nosso olhar crítico observaremos o escravo como sujeito que luta por essa liberdade e, que descontentes com sua própria situação, aplicavam diversas formas de resistência como estratégia contra determinados comportamentos de seus senhores. Logo, analisar essas fontes significa compreender, como o nosso ―saber‖, a partir dos costumes, das tradições e da cultura da nossa sociedade, elaboram a identidade do povo africano. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title As quitandeiras e a resistência no livro didático. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34473
dc.date.accessioned 2024-02-14T18:25:30Z
dc.date.available 2024-02-14
dc.date.available 2024-02-14T18:25:30Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Iconografia pt_BR
dc.subject Representações iconográficas pt_BR
dc.subject Livro didático - análise pt_BR
dc.subject Escravos - livros didáticos pt_BR
dc.subject Resistência - escravos pt_BR
dc.subject Quitandeiras pt_BR
dc.subject Táticas e astúcias - escravos pt_BR
dc.subject Escravidão - livros didáticos pt_BR
dc.subject Iconography pt_BR
dc.subject Iconographic representations pt_BR
dc.subject Textbook - analysis pt_BR
dc.subject Slaves - textbooks pt_BR
dc.subject Resistance - slaves pt_BR
dc.subject Grocers pt_BR
dc.subject Tactics and cunning - slaves pt_BR
dc.subject Slavery - textbooks pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Edvane de Araújo Andrade.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Greengrocers and resistance in the textbook. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Edvane de Araújo Andrade. As quitandeiras e a resistência no livro didático. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 09 - Fontes e Metodologias para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34473 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta