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As vozes D’áfrica nas escritas das histórias: o patrimônio imaterial afro-brasileiro nos cotidianos da sala de aula de História do ensino médio.

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dc.description.resumo Esse estudo se destina a tecer elucidações acerca da gestação da noção de patrimônio cultural brasileiro, bem como a sua trajetória sócio-histórica a partir dos projetos modernizantes advindos com as teorias eugenistas e de embraquecimento racial instituídos nas esferas do público e do privado a partir da instituição do regime republicano. Dessa forma, propomos educar nossos ouvidos para a escuta da polifonia de vozes que ecoam por entre as curvas da escrita histórica, visando, assim, o alcance do que denominaremos aqui de sua paz eterna historiográfica. Acreditamos que as inovações teórico-metodológicas ofertadas pela chamada ―Nova História Cultural - faz-se de suma importância, tanto no que versa à emersão de novos atores e atrizes das tramas históricas, como a reconstituição detetivesca por parte do pesquisador/a – educador/a no exercício do seu métier. Para tal, nos aportamos na metodologia da História Oral, ALBERTI (2002) como elemento balizador da compreensão das práticas e representações, CHARTIER (2004), dos saberes e fazeres históricos inerentes às culturas afro-brasileiras na atual conjuntura sócio-educacional e historiográfica. Os resultados preliminares apontados pelas nossas investigações evidenciam a necessidade de se atuar na promoção de políticas de igualdade étnico-racial que perpassam os âmbitos da pesquisa e adentrem nossas salas de aula da educação básica, tendo em vista a superação do aparente fosso intransponível que persiste em reiterar em nossos materiais didáticos e práticas docentes cotidianas uma visão passiva, esquecendo, assim, as categorias de táticas e resistências CERTEAU (2002), utilizadas por africanos e afrobrasileiros na reinvenção de seus cotidianos sociais e culturais. Saberes e fazeres inerentes às múltiplas nuanças em que se insere as culturas afro-brasileiras consistem em importantes instrumentos para a adoção de políticas d e educação patrimonial a partir da lógica dinâmica às apreensões e compreensões de suas trajetórias de luta e de vida. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title As vozes D’áfrica nas escritas das histórias: o patrimônio imaterial afro-brasileiro nos cotidianos da sala de aula de História do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34475
dc.date.accessioned 2024-02-14T18:29:26Z
dc.date.available 2024-02-14
dc.date.available 2024-02-14T18:29:26Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Educação étnico-racial pt_BR
dc.subject Patrimônio imaterial afro-brasileiro pt_BR
dc.subject Patrimônio cultural brasileiro pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Ethnic-racial education pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian intangible heritage pt_BR
dc.subject Brazilian cultural heritage pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALEIXO, Ramon de Alcântara.
dc.creator ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The voices of Africa in the writing of stories: Afro-Brazilian intangible heritage in the daily lives of the high school History classroom. pt_BR
dc.identifier.citation ALEIXO, Ramon de Alcântara; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. As vozes D’áfrica nas escritas das histórias: o patrimônio imaterial afro-brasileiro nos cotidianos da sala de aula de História do ensino médio. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 09 - Fontes e Metodologias para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34475 pt_BR


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