DSpace/Manakin Repository

“Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA TERCEIRO, G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CUNHA, Luis Henrique.
dc.contributor.advisor1ID CUNHA, L. H pt_BR
dc.contributor.referee1 GOMES, Ramonildes Alves.
dc.contributor.referee1ID GOMES, R. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7709505914296073 pt_BR
dc.contributor.referee2 PAULO, Maria de Assunçao Lima de.
dc.contributor.referee2ID PAULO, M. A. L. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8362829612160567 pt_BR
dc.description.resumo A pesquisa aqui apresentada tem como objeto de estudo os agentes escolares do município de Fortaleza - Ceará e como unidade de análise o projeto de combate à evasão escolar desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem como objetivo geral analisar as implicações da inserção desses agentes no ambiente escolar das unidades de ensino da rede municipal de Fortaleza, especialmente aquelas localizadas no bairro Conjunto Ceará. Para tal, buscou compreender as dinâmicas de aprendizado prático para o desempenho de suas funções, as técnicas e estratégias de interação com a comunidade de discentes e suas famílias, bem como analisar como os agentes escolares percebem seu papel de mediação social e os resultados que têm alcançado com seu trabalho no período de agosto de 2021 a dezembro de 2022. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas com os agentes escolares. A pesquisa destaca aspectos positivos e negativos enfrentados pelos agentes escolares e conclui que, apesar das dificuldades, o programa tem cumprido o papel de controlar a infrequência escolar e, consequentemente, evitar o fenômeno da evasão escolar. Ressalta ainda, a importância da atuação dos agentes escolares na construção das relações com as famílias dos estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title “Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract The research presented here has as object of study the school agents of the municipality of Fortaleza - Ceará and as an analysis unit the project to combat school dropout developed by the Municipal Department of Education of Fortaleza. Its general objective is to analyze the implication of the insertion of these agents in the school environment of the teaching units of the municipal network of Fortaleza, especially those located in the Conjunto Ceará neighborhood. To this end, it sought to understand the dynamics of practical learning for the performance of their functions, the techniques and strategies of interaction with the community of students and their families, as well as to analyze how school agents perceive their role of social mediation and the results they have achieved with their work from August 2021 to December 2022. This is qualitative exploratory research. As methodological procedures, interviews were conducted with school agents. The research highlights positive and negative aspects faced by school agents and concludes that, despite the difficulties, the program has fulfilled the role of controlling school infrequency and, consequently, avoiding the phenomenon of school dropout. It also emphasizes the importance of the work of school agents in the construction of relationships with the students' families. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499
dc.date.accessioned 2024-02-15T17:16:50Z
dc.date.available 2024-02-15
dc.date.available 2024-02-15T17:16:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Evasão escolar - combate pt_BR
dc.subject Agentes escolares - Fortaleza - CE pt_BR
dc.subject Fortaleza - CE - escolas municipais pt_BR
dc.subject Programa Agente Escolar - Fortaleza - CE pt_BR
dc.subject Escola e família - mediação de Agentes Escolares pt_BR
dc.subject Mediação social -Agentes Escolares - Fortaleza - CE pt_BR
dc.subject School truancy - combat pt_BR
dc.subject School agents - Fortaleza - CE pt_BR
dc.subject Fortaleza - CE - municipal schools pt_BR
dc.subject School Agent Program - Fortaleza - CE pt_BR
dc.subject School and family - mediation by School Agents pt_BR
dc.subject Social mediation - School Agents - Fortaleza - CE pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA TERCEIRO, Gael Barros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “Making plans to fight back”: the challenges faced by school agents in tackling school dropouts in municipal schools in Fortaleza. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA TERCEIRO, Gael Barros. “Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta