dc.creator.ID |
LIMA TERCEIRO, G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CUNHA, Luis Henrique. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CUNHA, L. H |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GOMES, Ramonildes Alves. |
|
dc.contributor.referee1ID |
GOMES, R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7709505914296073 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PAULO, Maria de Assunçao Lima de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PAULO, M. A. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8362829612160567 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A pesquisa aqui apresentada tem como objeto de estudo os agentes escolares do município de
Fortaleza - Ceará e como unidade de análise o projeto de combate à evasão escolar
desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem como objetivo geral
analisar as implicações da inserção desses agentes no ambiente escolar das unidades de ensino
da rede municipal de Fortaleza, especialmente aquelas localizadas no bairro Conjunto Ceará.
Para tal, buscou compreender as dinâmicas de aprendizado prático para o desempenho de suas
funções, as técnicas e estratégias de interação com a comunidade de discentes e suas famílias,
bem como analisar como os agentes escolares percebem seu papel de mediação social e os
resultados que têm alcançado com seu trabalho no período de agosto de 2021 a dezembro de
2022. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Como procedimentos
metodológicos foram realizadas entrevistas com os agentes escolares. A pesquisa destaca
aspectos positivos e negativos enfrentados pelos agentes escolares e conclui que, apesar das
dificuldades, o programa tem cumprido o papel de controlar a infrequência escolar e,
consequentemente, evitar o fenômeno da evasão escolar. Ressalta ainda, a importância da
atuação dos agentes escolares na construção das relações com as famílias dos estudantes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
“Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.description.abstract |
The research presented here has as object of study the school agents of the municipality of
Fortaleza - Ceará and as an analysis unit the project to combat school dropout developed by
the Municipal Department of Education of Fortaleza. Its general objective is to analyze the
implication of the insertion of these agents in the school environment of the teaching units of
the municipal network of Fortaleza, especially those located in the Conjunto Ceará
neighborhood. To this end, it sought to understand the dynamics of practical learning for the
performance of their functions, the techniques and strategies of interaction with the
community of students and their families, as well as to analyze how school agents perceive
their role of social mediation and the results they have achieved with their work from August
2021 to December 2022. This is qualitative exploratory research. As methodological
procedures, interviews were conducted with school agents. The research highlights positive
and negative aspects faced by school agents and concludes that, despite the difficulties, the
program has fulfilled the role of controlling school infrequency and, consequently, avoiding
the phenomenon of school dropout. It also emphasizes the importance of the work of school
agents in the construction of relationships with the students' families. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-15T17:16:50Z |
|
dc.date.available |
2024-02-15 |
|
dc.date.available |
2024-02-15T17:16:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão escolar - combate |
pt_BR |
dc.subject |
Agentes escolares - Fortaleza - CE |
pt_BR |
dc.subject |
Fortaleza - CE - escolas municipais |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Agente Escolar - Fortaleza - CE |
pt_BR |
dc.subject |
Escola e família - mediação de Agentes Escolares |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação social -Agentes Escolares - Fortaleza - CE |
pt_BR |
dc.subject |
School truancy - combat |
pt_BR |
dc.subject |
School agents - Fortaleza - CE |
pt_BR |
dc.subject |
Fortaleza - CE - municipal schools |
pt_BR |
dc.subject |
School Agent Program - Fortaleza - CE |
pt_BR |
dc.subject |
School and family - mediation by School Agents |
pt_BR |
dc.subject |
Social mediation - School Agents - Fortaleza - CE |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA TERCEIRO, Gael Barros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“Making plans to fight back”: the challenges faced by school agents in tackling school dropouts in municipal schools in Fortaleza. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA TERCEIRO, Gael Barros. “Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499 |
pt_BR |