dc.description.resumo |
No presente trabalho, escolhi analisar e problematizar um documento histórico e uma fonte histórica específica: a canção. A escolha foi feita partindo do pressuposto de que as relações entre história e canção suscitam debates ainda pouco explorados pelos pesquisadores de história, principalmente no que concerne aos discursos formadores de opinião e construtores de estereótipos e identidades. Além do mais as novas concepções de documento histórico, juntamente com as transformações teóricas e práticas que o fazer do historiador vem passando, possibilitaram ampliar o campo e uso de diferentes e novas linguagens no ensino e na pesquisa em História. Assim, entendo que a canção merece ser encarada como uma rica fonte para se compreender certos aspectos da nossa cultura e repensar a história de grupos e setores da sociedade pouco lembrados pela historiografia. Proponho-me a investigar e perceber como a canção nos serve enquanto documento histórico e como através dela foi refletida a imagem do Estado e seus meios de disciplinarização da sociedade, sob a ótica das bandas de rock dos anos 80. Com o seu grande alcance junto a todas as camadas da sociedade e sua capacidade de despertar as mesmas emoções e sentimentos em indivíduos de diversas localidades, a música é uma forma de politizar a sociedade. Ela se consolidou como um elemento de construção da sociedade brasileira, confirmando a idéia de Juça de que ―A arte é o maior instrumento de inovação e interação entre todas as contradições. É também uma das principais alavancas do desenvolvimento social‖. Ousamos ainda contribuir para a consolidação das possibilidades de pesquisa abertas pela aproximação de campos de estudos distintos: A canção e a história. Nossos interesses de estudo estão inseridos em abordagens historiográficas como as linhas de investigação da ―nova história cultural‖; o que não nos impede de modo algum de utilizar possíveis contribuições de outras correntes historiográficas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Canção escrita, História cantada e os embalos da historiografia: a canção enquanto documento histórico para se pensar estado e sociedade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34511 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-15T23:59:18Z |
|
dc.date.available |
2024-02-15 |
|
dc.date.available |
2024-02-15T23:59:18Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Canção como documento histórico |
pt_BR |
dc.subject |
Canção como fonte histórica |
pt_BR |
dc.subject |
Fonte histórica canção |
pt_BR |
dc.subject |
Música e História |
pt_BR |
dc.subject |
História e canções |
pt_BR |
dc.subject |
História cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Documento histórico - canção |
pt_BR |
dc.subject |
Song as a historical document |
pt_BR |
dc.subject |
Song as a historical source |
pt_BR |
dc.subject |
Historical song source |
pt_BR |
dc.subject |
Music and History |
pt_BR |
dc.subject |
History and songs |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural history |
pt_BR |
dc.subject |
Historical document - song |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Hilmaria Xavier. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Written song, sung history and the momentum of historiography: the song as a historical document for thinking about state and society. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Hilmaria Xavier. Canção escrita, História cantada e os embalos da historiografia: a canção enquanto documento histórico para se pensar estado e sociedade. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 10 - História e Documentos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-15. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34511 |
pt_BR |