dc.description.resumo |
Caro Paulo, parece-me que ao contextualizar o processo pedagógico através dos seus escritos, estavas abordando uma nova racionalidade para ensinar a aprender e aprender a ensinar. Sendo assim, isso me fez enxergar que a água e seus luxos pode nos levar a compreender a dinâmica de rios, córregos, lagos, aquíferos e mares. Isso é extraordinário! Ensinado através de mapas, apresentando-se os territórios impulsionados pela existência da água e aqueles que, mesmo sem ela, tem uma vida pulsante. Aqui, podemos lembrar do espaço em que estamos, do lugar de onde falamos, o semiárido, que é palco de uma realidade difícil de escassez desse líquido que nos ensina a resiliência necessária para o viver. Sim, a água está a nos ensinar todos os dias, em todos os momentos que se tem oportunidade de falar sobre ela e tudo que a rodeia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A pedagogia da água. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34525 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-16T17:01:18Z |
|
dc.date.available |
2024-02-16 |
|
dc.date.available |
2024-02-16T17:01:18Z |
|
dc.type |
Capítulo de Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Água |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos hídricos e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Carta a Paulo Freire |
pt_BR |
dc.subject |
Paulo Freire |
pt_BR |
dc.subject |
Water |
pt_BR |
dc.subject |
Water resources and education |
pt_BR |
dc.subject |
Letter to Paulo Freire |
pt_BR |
dc.subject |
Paulo Freire |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Water pedagogy. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira. Pedagogia da Água. In: SOUSA, Cidoval Morais (Coord). Cartas a Paulo Freire escritas por quem ousa esperançar. Campina Grande - PB: EDUEPB, 2021. v.3. ISBN: 978-65-86221-96-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34525 |
pt_BR |