dc.creator.ID |
OLIVEIRA, E. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0968383512423747 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RÉGIS, Laura Dourado Loula. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RÉGIS, L. D. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4566168425348622 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FLORENCIO, José Herbertt Neves. |
|
dc.contributor.referee1ID |
FLORENCIO, J. H. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8595713317541324 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PATRIOTA, Luciene Maria. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PATRIOTA, L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0206758132708524 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como questionamento: Como discentes do curso de Letras:
Língua Portuguesa (UFCG) relatam a filiação paradigmática de práticas
docentes em evento aula na formação inicial? A partir disso, traçamos como
objetivo geral: investigar a filiação paradigmática de práticas docentes em evento
aula na formação inicial, relatadas por discentes do curso de Letras: Língua
Portuguesa (UFCG). Como objetivos específicos: (i) identificar as práticas
docentes mais recorrentes aos professores no evento aula; (ii) categorizar as
práticas docentes em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais para
fins de análise; e (iii) relacionar os tipos de conteúdo à filiação paradigmática
tradicional ou emergente. Para isso, metodologicamente, realizamos uma
pesquisa documental, de abordagem quanti-qualitativa, e cunho descritivointerpretativo,
considerando vinte e cinco (25) relatos de discentes matriculados
na TELL-Metodologias ativas em sala de aula, ministrada no período 2019.2, na
Universidade Federal de Campina Grande, que filiavam os docentes da mesma
IES a um paradigma educacional, e justificavam tal escolha com base em suas
práticas docentes. A partir da análise do nosso corpus de pesquisa, adotamos
como categorias de análise a tipologia de conteúdos segundo Zabala (1998): os
conteúdos conceituais, conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais.
Teoricamente, consideramos os estudos sobre paradigmas de ensino, com foco
no paradigma tradicional e no paradigma emergente; os estudos sobre formação
docente, através dos saberes docentes; e sobre a aula como um evento. A
análise realizada demonstra que os docentes da referida Unidade estão filiados
ao paradigma tradicional, tendo em vista a forma com que os conteúdos
conceituais, procedimentais e atitudinais se revelaram. Desse modo, esta
pesquisa apresenta como principal contribuição a reflexão acerca da formação
inicial, comprovando que os saberes experienciais se sobrepõem aos demais,
uma vez que são determinantes para a compreensão da formação docente. Além
disso, refletimos sobre como as práticas de docentes filiados ao paradigma
tradicional pode interferir nas práticas futuras de discentes de formação inicial. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
Relatos discentes sobre a prática docente na formação inicial: investigando filiações paradigmáticas no evento aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-12-04 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34532 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-16T18:57:22Z |
|
dc.date.available |
2024-02-16 |
|
dc.date.available |
2024-02-16T18:57:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Relatos de discentes |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente inicial |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Paradigmas de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Tipologia de conteúdos - aulas |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Student reports |
pt_BR |
dc.subject |
Initial teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching paradigms |
pt_BR |
dc.subject |
Type of content - classes |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Emanuela Rodrigues de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Student reports on teaching practice in initial training: investigating paradigmatic affiliations in the class event. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Emanuela Rodrigues de. Relatos discentes sobre a prática docente na formação inicial: investigando filiações paradigmáticas no evento aula. 2020. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34532 |
pt_BR |