DSpace/Manakin Repository

Relatos discentes sobre a prática docente na formação inicial: investigando filiações paradigmáticas no evento aula.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, E. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0968383512423747 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RÉGIS, Laura Dourado Loula.
dc.contributor.advisor1ID RÉGIS, L. D. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4566168425348622 pt_BR
dc.contributor.referee1 FLORENCIO, José Herbertt Neves.
dc.contributor.referee1ID FLORENCIO, J. H. N. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8595713317541324 pt_BR
dc.contributor.referee2 PATRIOTA, Luciene Maria.
dc.contributor.referee2ID PATRIOTA, L. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0206758132708524 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como questionamento: Como discentes do curso de Letras: Língua Portuguesa (UFCG) relatam a filiação paradigmática de práticas docentes em evento aula na formação inicial? A partir disso, traçamos como objetivo geral: investigar a filiação paradigmática de práticas docentes em evento aula na formação inicial, relatadas por discentes do curso de Letras: Língua Portuguesa (UFCG). Como objetivos específicos: (i) identificar as práticas docentes mais recorrentes aos professores no evento aula; (ii) categorizar as práticas docentes em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais para fins de análise; e (iii) relacionar os tipos de conteúdo à filiação paradigmática tradicional ou emergente. Para isso, metodologicamente, realizamos uma pesquisa documental, de abordagem quanti-qualitativa, e cunho descritivointerpretativo, considerando vinte e cinco (25) relatos de discentes matriculados na TELL-Metodologias ativas em sala de aula, ministrada no período 2019.2, na Universidade Federal de Campina Grande, que filiavam os docentes da mesma IES a um paradigma educacional, e justificavam tal escolha com base em suas práticas docentes. A partir da análise do nosso corpus de pesquisa, adotamos como categorias de análise a tipologia de conteúdos segundo Zabala (1998): os conteúdos conceituais, conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais. Teoricamente, consideramos os estudos sobre paradigmas de ensino, com foco no paradigma tradicional e no paradigma emergente; os estudos sobre formação docente, através dos saberes docentes; e sobre a aula como um evento. A análise realizada demonstra que os docentes da referida Unidade estão filiados ao paradigma tradicional, tendo em vista a forma com que os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais se revelaram. Desse modo, esta pesquisa apresenta como principal contribuição a reflexão acerca da formação inicial, comprovando que os saberes experienciais se sobrepõem aos demais, uma vez que são determinantes para a compreensão da formação docente. Além disso, refletimos sobre como as práticas de docentes filiados ao paradigma tradicional pode interferir nas práticas futuras de discentes de formação inicial. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title Relatos discentes sobre a prática docente na formação inicial: investigando filiações paradigmáticas no evento aula. pt_BR
dc.date.issued 2020-12-04
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34532
dc.date.accessioned 2024-02-16T18:57:22Z
dc.date.available 2024-02-16
dc.date.available 2024-02-16T18:57:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Relatos de discentes pt_BR
dc.subject Formação docente inicial pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject Paradigmas de ensino pt_BR
dc.subject Tipologia de conteúdos - aulas pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Student reports pt_BR
dc.subject Initial teacher training pt_BR
dc.subject Teaching knowledge pt_BR
dc.subject Teaching paradigms pt_BR
dc.subject Type of content - classes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Emanuela Rodrigues de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Student reports on teaching practice in initial training: investigating paradigmatic affiliations in the class event. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Emanuela Rodrigues de. Relatos discentes sobre a prática docente na formação inicial: investigando filiações paradigmáticas no evento aula. 2020. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34532 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta