dc.creator.ID |
SANTOS, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BRANCO, Sinara de Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BRANCO, S. O. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como proposta investigar a tradução como ferramenta pedagógica no ensino de
língua estrangeira (LE). Para isso, o arcabouço teórico está baseado nas ideias sobre tradução
pedagógica defendidas por Malmkjaer (1998), Naimushin (2002) et al, Sandes e Pereira (2017), e
Leonardi (2011). Apoia-se ainda nos conceitos de tradução oferecidos por Jakobson (2000) e
Munday (2015); nas noções referentes à Análise Contrastiva levantadas por Wardhaugh (1970) e
Al-Khresheh (2016) e nos príncipios propostos por Barlow (1996) e McEnery e Wilson (1997)
acerca do uso de corpora como ferramenta pedagógica. Para alcançar o objetivo proposto, foi
realizada uma coleta bibliográfica de pesquisas dos gêneros Monografia, Mestrado, Doutorado e
de publicações de artigos acadêmicos que investiguem a tradução como uma ferramenta válida
para a aprendizagem de LE, além das diversas maneiras como a tradução pode ser aplicada no
ensino de LE de maneira eficaz e construtiva. As pesquisas foram coletadas da plataforma da
CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo acesso é
disponibilizado pela CAFe (Comunidade Acadêmica Federada) da UFCG, trabalhos coletados da
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG, além de trabalhos coletados do periódico
Cadernos de Tradução, disponibilizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e
da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB). As pesquisas e publicações
selecionadas que representam o corpus deste trabalho serão organizadas em categorias, de acordo
com o gênero textual, e analisadas seguindo o paradigma descritivo e quanti-qualitativo
(MOREIRA; CALEFFE, 2008). Os resultados desta pesquisa mostram que a tradução pode ser
aplicada como ferramenta pedagógica no ensino de LE com resultados positivos, sendo eles: Da
monografia e 6 artigos científicos, 57% apresentam resultados favoráveis e 43% de resultados
favoráveis com ressalvas ao uso da tradução em contexto de ensino de LE; as 8 dissertações
apresentam 25% resultados favoráveis e 75% de resultados favoráveis com ressalvas a tal uso; e
as 2 teses apresentam 100% de uso favorável da tradução em contexto de ensino de LE. Os
resultados corroboram a ideia inicial de que a aplicação da tradução favorece o contexto de
ensino de LE no Brasil. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
A tradução como ferramenta pedagógica no ensino de línguas estrangeiras (LE). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34537 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-16T21:18:57Z |
|
dc.date.available |
2024-02-16 |
|
dc.date.available |
2024-02-16T21:18:57Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Tradução e ensino de língua estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Tradução como ferramenta pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua estrangeira e tradução |
pt_BR |
dc.subject |
Tradução pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Corpora |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos de tradução |
pt_BR |
dc.subject |
Translation and foreign language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Translation as a pedagogical tool |
pt_BR |
dc.subject |
Foreign language teaching and translation |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical translation |
pt_BR |
dc.subject |
Corpora |
pt_BR |
dc.subject |
Translation Studies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Marina Mentor. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Translation as a pedagogical tool in teaching foreign languages (FL). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Marina Mentor. A tradução como ferramenta pedagógica no ensino de línguas estrangeiras (LE). 2022. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34537 |
pt_BR |