Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
Este texto apresenta o relato de uma pesquisa envolvendo a contribuição da história da matemática na aprendizagem do ensino fundamental, realizada com 20 professores de matemática, que lecionam na rede publica e privada da cidade de Catolé do Rocha/PB. Apoiados nos escritos de Piaget (1990), Valdés (2002), Tahan (1984), entre outros e confiando nos educadores por serem considerados como ator social que tem suas diversidades, realidades e vivenciarem um momento em que o conhecimento da história da matemática deveria ser parte indispensável como instrumento em seu ensino. No entanto, permite ao professor evoluir em seu trabalho educativo, visualizar melhor o futuro, descobrindo as dificuldades do passado. Investigou-se a partir de um questionário sobre a história da matemática, pois, não se dá significado histórico ao que se está ensinando. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34539 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-16T21:27:09Z |
|
dc.date.available |
2024-02-16 |
|
dc.date.available |
2024-02-16T21:27:09Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
História da Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática e História |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
matemática no ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
History of Mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics and History |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics in elementary school |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARTINS, Maria da Luz Lira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Experiencing mathematics through its history: case study in elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARTINS, Maria da Luz Lira. Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 11 - História e Filosofia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34539 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée