Dépôt DSpace/Manakin

Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo Este texto apresenta o relato de uma pesquisa envolvendo a contribuição da história da matemática na aprendizagem do ensino fundamental, realizada com 20 professores de matemática, que lecionam na rede publica e privada da cidade de Catolé do Rocha/PB. Apoiados nos escritos de Piaget (1990), Valdés (2002), Tahan (1984), entre outros e confiando nos educadores por serem considerados como ator social que tem suas diversidades, realidades e vivenciarem um momento em que o conhecimento da história da matemática deveria ser parte indispensável como instrumento em seu ensino. No entanto, permite ao professor evoluir em seu trabalho educativo, visualizar melhor o futuro, descobrindo as dificuldades do passado. Investigou-se a partir de um questionário sobre a história da matemática, pois, não se dá significado histórico ao que se está ensinando. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34539
dc.date.accessioned 2024-02-16T21:27:09Z
dc.date.available 2024-02-16
dc.date.available 2024-02-16T21:27:09Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject História da Matemática pt_BR
dc.subject Matemática e História pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject matemática no ensino fundamental pt_BR
dc.subject History of Mathematics pt_BR
dc.subject Mathematics and History pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Mathematics in elementary school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARTINS, Maria da Luz Lira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Experiencing mathematics through its history: case study in elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation MARTINS, Maria da Luz Lira. Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 11 - História e Filosofia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34539 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte