DSpace/Manakin Repository

Imagens em livros didáticos de História das séries iniciais: uma análise comparativa e avaliadora.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo No guia do livro didático do Programa Nacional do Livro Didático, consta, dentre os vários critérios de avaliação “observar se as ilustrações, importantes no auxílio à compreensão e potencialização do texto, são adequadas às finalidades para as quais foram utilizadas, de forma que sejam fáceis para o aluno apreendê-las, mas também que estimulem a curiosidade, o pensamento e as discussões entre os alunos”. Esses, dentre outros critérios fez o Grupo de Pesquisa em Ensino de História voltar-se para a análise das imagens nos livros didáticos quando seu principal projeto tornou-se a criação de uma coleção de livros regionais. Assim, o presente artigo tem como objetivo comunicar os resultados da análise de três coleções de livros didáticos de 1ª a 4ª séries, avaliando cada uma delas. As coleções utilizadas em nossa pesquisa são: Projeto Pitanguá, da editora Moderna; Pelos caminhos da História, da editora Positivo; De olho no futuro, da editora Quinteto Editorial, todas avaliadas pelo Programa Nacional do Livro Didático. A metodologia da pesquisa contou com o preenchimento e tabulação de dados de formulários sobre as imagens encontradas nos livros citados, contemplando os seguintes indicadores: tipo de ilustração, função didática da imagem, atividade relacionada a imagem, legenda, cor e orientação do manual do professor. Objetivando assim uma análise comparativa e avaliadora destas coleções. O exame foi amparado nos conceitos de níveis de leitura da imagem de Panofsky, de função didática da imagem, desenvolvido por Rodríguez-Diéguez com base na teoria das funções linguísticas de Jakobson e no conceito de alfabetismo visual de Donis A. Dondis. A pesquisa a ser apresentada está concluída e consiste no trabalho monográfico, usado como pré-requisito para o término do Curso de Licenciatura em História, na Universidade Federal de Sergipe. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Imagens em livros didáticos de História das séries iniciais: uma análise comparativa e avaliadora. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34545
dc.date.accessioned 2024-02-16T23:53:54Z
dc.date.available 2024-02-16
dc.date.available 2024-02-16T23:53:54Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Livro didático de História pt_BR
dc.subject Imagens em livros didáticos pt_BR
dc.subject Análise de livros didáticos - História pt_BR
dc.subject Ensino de História - livro didático pt_BR
dc.subject Imagem - leitura pt_BR
dc.subject Função didática da imagem pt_BR
dc.subject Coleção Projeto Pitanguá - Editora Moderna pt_BR
dc.subject Coleção Pelos Caminhos da História - Editora Positivo pt_BR
dc.subject Coleção de Olho no Futuro - Editora Quinteto Editorial pt_BR
dc.subject History textbook pt_BR
dc.subject Images in textbooks pt_BR
dc.subject Textbook analysis - History pt_BR
dc.subject Teaching History - textbook pt_BR
dc.subject Image - reading pt_BR
dc.subject Didactic function of the image pt_BR
dc.subject Pitanguá Project Collection - Editora Moderna pt_BR
dc.subject Collection Along the Paths of History - Editora Positivo pt_BR
dc.subject Eye on the Future Collection - Editora Quinteto Editorial pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIM, Bárbara Barros de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Images in History textbooks in the initial grades: a comparative and evaluative analysis. pt_BR
dc.identifier.citation OLIM, Bárbara Barros de. Imagens em livros didáticos de História das séries iniciais: uma análise comparativa e avaliadora. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 12 - História e Imagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34545 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta