DSpace/Manakin Repository

Grupo de Trabalho 15: Ensino, Pesquisa e Fontes Digitais: O Ofício de Historiador em Tempos de Ciberespaço.

Grupo de Trabalho 15: Ensino, Pesquisa e Fontes Digitais: O Ofício de Historiador em Tempos de Ciberespaço.

 

Coordenadores do GT 15: <p>Dilton Cândido Santos Maynard - UFS <p>Janaína Cardoso de Mello - UFS <p align="justify">O advento da rede mundial de computadores, em meados dos anos 1990, produziu uma explosão documental sem precedentes. Com a emergência de diferentes portais na world wide web, desenhou-se um oceano de informações. Afloraram daí múltiplas memórias e tentativas de reescrita da história. Desdobramentos deste processo, as fontes eletrônicas, em seus diversos tipos, amplificaram as exigências da heurística no trabalho do historiador. Este crescimento está ligado ao fato de que a natureza do registro histórico mudou de muitas maneiras. No tempo presente experimentamos a existência de milhares de canais produtores de informação. Formulou-se uma série de particularidades que autorizam o termo cibercultura, como delimitador de traços comuns entre os milhões de espaços e usuários existentes entre nas redes de computadores. Todavia, é importante entender que não se trata de falar de um fim, mas de maneiras de complementar o conhecimento produzido sobre o passado. Daí, a necessidade de refletir sobre as possíveis táticas de preservação das fontes eletrônicas e sobre os seus usos, tanto na narrativa, quanto no ensino da História. Trata-se de ressaltar a importância do historiador se aproximar das fontes eletrônicas, da necessidade dele adentrar e tomar posse do ciberespaço enquanto um terreno seu. Sendo assim, este Simpósio Temático pretende discutir, em perspectiva interdisciplinar, as apropriações de meios eletrônicos como weblogs, home pages, jogos ―on line‖, enciclopédias virtuais e redes sociais na produção de interpretações e na construção do saber em história. Através de um olhar sobre a rede mundial de computadores, pretendemos estabelecer um amplo diálogo entre pesquisas em andamento ou concluídas que tomem as fontes digitais como ponto de partida, fomentando assim propostas metodológicas para o ofício do historiador em tempos de ciberespaço.

Submissões recentes

Ver mais