DSpace/Manakin Repository

Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A maioria das instituições escolares ainda realiza o processo de ensino-aprendizagem de forma muito tradicional. Preparar os alunos para um mundo no qual as mudanças tecnológicas são recorrentes é fundamental para a formação de membros da sociedade do século XXI, que devem estar familiarizados com o computador e suas possibilidades de aprendizagem. Integrar tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem pode gerar resultados positivos, e contribuir para a melhoria na qualidade da educação. É exigido aos professores aprender a utilizar as máquinas, os softwares e a modificarem os seus métodos de ensino. O uso da world wide web (Internet) como ferramenta pedagógica, facilita o acesso de professores e alunos a uma infinidade de conteúdos. O ambiente de aprendizagem online é constituído por três componentes: o aprendiz, as atividades e o agente de aprendizagem (o professor). O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, do desenvolvimento de projetos e não somente a transmissão de conteúdos. Ver-se-á uma proposta de estudo sobre a escravidão africana por meio de blogs, que estão deixando de ser apenas "diário virtual adolescente" para virar palco de discussões e fontes de informações. Um desafio inovador para os educadores, mas necessário para desenvolver novas formas de aprender, criando novos espaços instrucionais que respondam a essas demandas para poder desenvolvê-las, aprofundá-las e ajudar a transformar a sociedade do conhecimento. Recursos como blogs são umas das opções mais dinâmicas de socialização dos conteúdos, com praticidade é possível criar, além de poder personalizar, projetos e atividades desenvolvidas em sala de aula, por meio da disponibilização de links de acervos digitais e da digitalização de imagens sobre a escravidão africana, possibilitará desenvolver pesquisas significativas. Com a crescente utilização de imagens, sons e vídeos, os blogs têm tudo para integrar na educação ferramentas tecnológicas que possibilitarão a melhoria do ensino de história. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580
dc.date.accessioned 2024-02-19T15:21:53Z
dc.date.available 2024-02-19
dc.date.available 2024-02-19T15:21:53Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Blogs - escravidão africana pt_BR
dc.subject Internet e ensino de História pt_BR
dc.subject Internet e ensino de História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Tecnologias da informação e comunicação - História pt_BR
dc.subject Pesquisa histórica - internet pt_BR
dc.subject Professores de história e novas tecnologias pt_BR
dc.subject Blogs e pesquisa histórica pt_BR
dc.subject Escravidão africana pt_BR
dc.subject Brasil colonial - escravidão pt_BR
dc.subject História do Brasil colonial - escravidão pt_BR
dc.subject Tecnologia e pesquisa histórica pt_BR
dc.subject Fontes históricas digitais - blogs pt_BR
dc.subject Blogs - African slavery pt_BR
dc.subject Internet and History teaching pt_BR
dc.subject Internet and History teaching pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Information and communication technologies - History pt_BR
dc.subject Historical research - internet pt_BR
dc.subject History teachers and new technologies pt_BR
dc.subject Blogs and historical research pt_BR
dc.subject African slavery pt_BR
dc.subject Colonial Brazil - slavery pt_BR
dc.subject History of colonial Brazil - slavery pt_BR
dc.subject Technology and historical research pt_BR
dc.subject Digital historical sources - blogs pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de.
dc.creator SILVA, Waldinea Cacilda da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Tool for the new educator: the study of African slavery through Blogs. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de; SILVA, Waldinea Cacilda da. Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 13 - História e Internet, Usos: Desafios e Oportunidades para o Trabalho com Fontes Históricas na Rede Mundial de Computadores. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta