dc.description.resumo |
A pesquisa (auto) biográfica vive um momento de fertilidade no campo das pesquisas que revitalizam dimensões ligadas à subjetividade e às narrativas das histórias pessoais. Nessa direção vai esse artigo que se propõe a problematizar os potenciais teóricos das fontes (auto) biográficas e seu estatuto epistemológico, numa perspectiva multidisciplinar.A partir da evidência da multiplicidade de temas, fontes, procedimentos de análise que vem florescendo nesse campo nos últimos anos, busca-se favorecer reflexões oriundas de aprofundamento historiográfico e de pesquisa de doutoramento, que se debruça sobre a vida humana e suas construções, os modos de conhecer a si e aos outros e de configurações de relatos de experiências individuais e coletivas. A diversidade temática e de procedimento sugere as possibilidades dos estudos autobiográficos, que se configuram se expressame em três propriedades: expressivas, epistemológicas e formadoras das práticas da escrita e narrativas de si. A análise dos potenciais dos relatos de vida ocorre articulada a explicitação das relações entre histórias de vidas, invenção de si, projetos e destinos sócio-culturais. As histórias de vida são concebidas aqui como “artes formadoras de existência” (PINEAU, 2006) e como “pista existencial antropoformativa”. Consideramos, nessas escritas de si a tríplice dimensão da narrativa, quer sejam, como fenômeno (o ato de narrar-se), como método e como processo de auto-conhecimento. A evidência da efervescência pluri e transdisciplinar do movimento biográfico apresenta várias interpretações, provocada pelo enfraquecimento dos grandes discursos articuladores de sentido e pelas múltiplas alterações de uma revolução bio-ética. A tão divulgada explosão multimídia pósmoderna é acompanhada por um declínio da força da escrita pelo predomínio da imagem e do som multimídia, atribuindo aos indivíduos à tarefa de construir sentido em suas vidas, sentidos esses interpretados e ressignificados pelos pesquisadores e, em especial, pelos historiadores ávidos de indagações e desafios como esses sujeitos sociais e suas existências significadas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
1 |
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dc.title |
Autobiografias em questão: epistemologia, estética existencial e narrativas de si. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34594 |
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dc.date.accessioned |
2024-02-19T18:41:44Z |
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dc.date.available |
2024-02-19 |
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dc.date.available |
2024-02-19T18:41:44Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Narrativas de si |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita de si |
pt_BR |
dc.subject |
Autobiografias |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa autobiográfica |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos autobiográficos |
pt_BR |
dc.subject |
Historiografia autobiográfica |
pt_BR |
dc.subject |
Histórias de vida |
pt_BR |
dc.subject |
Self-narratives |
pt_BR |
dc.subject |
Writing yourself |
pt_BR |
dc.subject |
Autobiographies |
pt_BR |
dc.subject |
Autobiographical research |
pt_BR |
dc.subject |
Autobiographical studies |
pt_BR |
dc.subject |
Autobiographical historiography |
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dc.subject |
Life stories |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
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dc.creator |
CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Autobiographies in question: epistemology, existential aesthetics and self-narratives. |
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dc.identifier.citation |
CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. Autobiografias em questão: epistemologia, estética existencial e narrativas de si. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 17 - História Oral e as Narrativas Biográficas e Autobiográficas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34594 |
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