DSpace/Manakin Repository

Construções autobiográficas desenvolvidas na disciplina Estudos Sociais nas escolas de 1° e Grau (História) – 2009.1.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Sabendo que a história não é única, e sim múltipla, um emaranhado de acontecimentos desenvolvidos por sujeitos com suas individualidades, mas que fazem parte de uma coletividade. Propomos na disciplina “Estudos Sociais nas Escolas de 1° Grau (História)”, do período 2009.1, a construção individual dos álbuns de família, com o intuito de despertar nas alunas a percepção da conexão entre as identidades individuais e coletivas, ou seja, a relação entre micro e a macro-história. Percebemos no desenvolvimento dessa atividade uma resistência por parte das alunas, que pode ser interpretada como uma descrença de que a sua história possa contribuir academicamente para o estudo da história local contemporânea. No entanto, com o desenrolar da atividade, houve um significativo envolvimento por parte das alunas pesquisadoras, que por meio da história oral coletaram ricos depoimentos dos seus familiares, articulando os mesmo as suas percepções na construção d e histórias autobiográficas. A autobiografia, assim como as demais pesquisas em história, é seletiva, as alunas ao falarem de si próprias e dos seus familiares, estabelecem critérios de escolhas, em que especificam ou silenciam acontecimentos. O não-dito muito presente em pesquisas que trabalham com memórias, não significa que a pesquisa seja invalida, pois o próprio silenciar pode ser analisado, já que toda fala e toda escrita são permeadas por escolhas. Para tanto, propomos nesse trabalho analisar essas pesquisas de construções autobiográficas, desenvolvidas na referida disciplina. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Construções autobiográficas desenvolvidas na disciplina Estudos Sociais nas escolas de 1° e Grau (História) – 2009.1. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34599
dc.date.accessioned 2024-02-19T20:07:24Z
dc.date.available 2024-02-19
dc.date.available 2024-02-19T20:07:24Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Estudos Sociais - primeiro grau pt_BR
dc.subject Construções autobiográficas pt_BR
dc.subject Estudos autobiográficos pt_BR
dc.subject Autobiografia pt_BR
dc.subject Identidades individuais e coletivas pt_BR
dc.subject Álbuns de família - ensino de História pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject Histórias autobiográficas pt_BR
dc.subject Social Studies - first grade pt_BR
dc.subject Autobiographical constructions pt_BR
dc.subject Autobiographical studies pt_BR
dc.subject Autobiography pt_BR
dc.subject Individual and collective identities pt_BR
dc.subject Family albums - History teaching pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.subject Autobiographical stories pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOURA, Priscila Bezerra de.
dc.creator SILVA, Keila Queiroz e.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Autobiographical constructions developed in the Social Studies discipline in primary and secondary schools (History) – 2009.1. pt_BR
dc.identifier.citation MOURA, Priscila Bezerra de; SILVA, Keila Queiroz e. Construções autobiográficas desenvolvidas na disciplina Estudos Sociais nas escolas de 1° e Grau (História) – 2009.1 In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 17 - História Oral e as Narrativas Biográficas e Autobiográficas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34599 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta