DSpace/Manakin Repository

Contando e recontando histórias sob a égide da construção de álbuns de família em sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Durante algumas décadas questionou-se a validade da oralidade e das narrativas orais no ensino e no meio científico. A história oral (HO) introduzida no Brasil desde os anos 70, com efervescência nas décadas de 80 e 90, consensuada por FERREIRA & AMADO (2000) e por JUCÁ (2006) tem sido discutida e incorporada enquanto uma nova opção metodológica. Desta maneira, sendo a história um tipo especial de narrativa que não foge daquilo que realmente aconteceu, é que se faz necessário reconhecer o alcance desta narrativa especial, para a superação dos estreitos limites da cientificidade, abrindo perspectivas de abordagens mais significativas JUCÁ (2006). Deste modo, se é também através do discurso oral e das narrativas que o ser humano constrói e afirma sua identidade, indubitavelmente tais modalidades merecem nossa ênfase. Em reconhecimento a importância do ensino e dos usos sociais da oralidade e das narrativas no ensino de história, de grande significação n o desenvolvimento das competências comunicativas, e da formação da identidade de sujeitos críticos reflexivos, este trabalho apresenta uma discussão acerca do ensino de história permeado pela presença metodológica de narrativas biográficas e autobiográficas Rosenthal (2000), por meio da construção de “álbuns de família”, pelas alunas de graduação em Pedagogia da disciplina “História I na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, oferecida pela UAEd no período 2009.2. Norteamo-nos teoricamente sob a concepção Boseana (1994) da autobiografia enquanto forma predominante da memória de um indivíduo, e ainda sob o olhar da recordação das histórias de vida como oportunidade de favorecer a nós e aos outros um sentimento de identidade disposto em SILVA (1997). Fomos do estudo dos textos teóricos, a pesquisa extra-classe, construção dos Álbuns em sala, e dos acompanhamentos, até as apresentações orais dos “Álbuns de família”em sala de aula. Assim, foi possível constatarmos a mudança de postura das alunas, que passara da resistência ao novo, ao encantamento com as novas, necessárias e diferenciadas formas de condução metodológica do ensino de história favorecendo-as uma nova concepção de história, a mesma que ora prima pela ação consciente do sujeito que constrói e reafirma sua identidade de sujeito histórico ativo e, portanto, contador e fazedor de história(s). Palavras - chave: História Oral. Memórias (Narrativas). Álbuns de Família. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Contando e recontando histórias sob a égide da construção de álbuns de família em sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34609
dc.date.accessioned 2024-02-19T21:59:17Z
dc.date.available 2024-02-19
dc.date.available 2024-02-19T21:59:17Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Álbuns de famílias pt_BR
dc.subject Fotografias familiares pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject Narrativas biográficas pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Family albums pt_BR
dc.subject Family photographs pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.subject Biographical narratives pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator JUSTINO, Maria Edilene.
dc.creator SILVA, Keila Queiroz e.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Telling and retelling stories under the auspices of creating family albums in the classroom. pt_BR
dc.identifier.citation JUSTINO, Maria Edilene; SILVA, Keila Queiroz e. Contando e recontando histórias sob a égide da construção de álbuns de família em sala de aula. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 17 - História Oral e as Narrativas Biográficas e Autobiográficas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34609 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta