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O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o livro didático de História do Brasil no período imperial.

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dc.description.resumo O século XX conheceu profundas mudanças na maneira de se pensar e se fazer História. Novas fontes, novos temas e novas formas de abordá-los foram desenvolvidos. Os historiadores do século XX, cada vez mais, movidos por novos questionamentos, passaram, inclusive, a fazer novas perguntas a documentos já conhecidos pela historiografia, remodelando o fazer historiográfico. Essa reformulação na forma de produzir conhecimento histórico enriqueceu, e conseqüentemente ampliou o conceito de fonte histórica. O livro didático, antes compreendido como um simples manual escolar passou a ser encarado como um complexo objeto cultural, cujas possibilidades de interpretações são múltiplas. Hoje, no ambiente acadêmico, já dispomos de uma gama de trabalhos envolvendo os livros didáticos, seja numa perspectiva cultural ou mesmo política. Uma boa parte dos livros didáticos de História Geral utilizados nas primeiras décadas do período imperial, não passou de traduções francesas. Em contrapartida, o processo de produção dos livros didáticos de História do Brasil assumiu uma dinâmica diferente. Por se tratar de História pátria, os autores não podiam, como dantes, recorrer a traduções francesas e passaram, portanto, a escrever seus próprios manuais. A partir da década de 1850, com a oficialização da disciplina História e sua conseqüente obrigatoriedade em diversas instâncias de ensino, como em cursos preparatórios e escolas elementares, a produção de livros didáticos de História do Brasil passou a se intensificar. A maioria dos autores de livros didáticos de História do Brasil eram sócios do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. É preciso pensar a criação e funcionalidade do IHGB através de uma perspectiva política e social. Movimentos de contestação à unidade nacional eclodiram em diversos lugares do país no período regencial e início do II Império e tal Instituto daria legitimidade a essa unidade nacional, criaria uma História pátria una e homogênea, uma forma de pensar a História da nação como um passado comum do qual todos deveriam se orgulhar. Por isso, talvez devêssemos considerar a História do Brasil contada pelo IHGB no período Imperial, e, por conseguinte também as produções didáticas de História pátria, influenciadas diretamente pelo mesmo, cujos alguns de seus sócios escreveram materiais didáticos, como um momento fundador da sociedade brasileira no sentido de se criar um sentimento que une povos de etnias diversificadas em torno de um único bem comum, o Estado-Nação, criando, com isso, uma verdadeira ―pedagogia do cidadão‖. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o livro didático de História do Brasil no período imperial. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34626
dc.date.accessioned 2024-02-20T17:40:07Z
dc.date.available 2024-02-20T17:40:07Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Livro didático de História - Brasil pt_BR
dc.subject Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro pt_BR
dc.subject IHGB - produção de livros didáticos de História pt_BR
dc.subject História do Brasil - IHGB - período colonial pt_BR
dc.subject History textbook - Brazil pt_BR
dc.subject Brazilian Historical and Geographic Institute pt_BR
dc.subject IHGB - production of History textbooks pt_BR
dc.subject History of Brazil - IHGB - colonial period pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SALES, André Mendes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Brazilian Historical and Geographical Institute and the textbook on the History of Brazil in the imperial period. pt_BR
dc.identifier.citation SALES, André Mendes. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o livro didático de História do Brasil no período imperial. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 18 - História Política: Abordagens, Fontes e Possibilidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34626 pt_BR


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