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Estudo das propriedades mecânicas do lodo têxtil para fins de utilização em pavimentos rodoviários.

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dc.creator.ID OLIVEIRA, A. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2762722910312109 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes
dc.contributor.advisor1ID LUCENA, A.E.F.L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 pt_BR
dc.contributor.advisor2 LUCENA, Lêda Christiane de Figueiredo Lopes.
dc.contributor.advisor2ID LUCENA, L.C. F. L. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/2234702016679131 pt_BR
dc.contributor.referee1 CARVALHO, José Camapum de.
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
dc.description.resumo A indústria têxtil, pioneira no processo de industrialização no Brasil, é relevante para a economia brasileira, sendo considerada a 2º maior geradora do primeiro emprego e responsável por cerca de 4% do PIB total brasileiro. Entretanto, apesar desta peculiaridade também produz alta quantidade de resíduos em seu processo final de fabricação. Este resíduo, também conhecido como lodo têxtil, possui composição variável formado basicamente por água (resultante do processo produtivo) óxidos de minerais (constituintes de pigmentos de tecidos e de substâncias usadas no tratamento de efluentes) e matéria orgânica. As indústrias procuram fazer o descarte correto do material sem causar tantos danos ao meio ambiente e a saúde dos colaboradores, porém mesmo em aterros sanitários há um impacto ambiental considerável. A utilização de solos estabilizados com o emprego de resíduos podem ter vantagens técnicas, econômica e ambientalmente corretas. Este trabalho de pesquisa teve como objetivo verificar a utilização da técnica de solidificação/estabilização com o lodo para aplicação em base e subbase de pavimentos. A metodologia utilizada para realização da fase experimental da pesquisa foi empírico e com adoção de um suporte teórico, baseado na revisão da literatura e na escolha dos métodos de ensaios. As atividades relacionadas a esta fase foram divididas em quatro etapas: ensaios de caracterização, estabilização granulométrica, estabilização química e caracterização ambiental do resíduo. Baseado nos resultados obtidos na primeira etapa foi adotado o percentual de 10% para a incorporação do lodo têxtil na mistura e, optou-se em adicionar o cimento como estabilizante, nos teores de 1%, 3%, 5% e 7%. Os sucessivos incrementos do teor dos estabilizantes nas misturas tiveram como consequências alterações significativas nos valores obtidos no Índice de Suporte Califórnia – ISC (%), na Resistência a Compressão Simples - RCS (kPa), na Resistência a Tração – RT (MPa) e no Módulo de Resiliência - MR (MPa). Os melhores resultados mecânicos obtidos na etapa de estabilização química foram com a incorporação de 5%e 7% de cimento. Portanto, conclui-se que a utilização do resíduo em base e subbase de pavimentos implica uma alternativa viável para a redução do grave problema ambiental que é a destinação correta do resíduo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil.
dc.subject.cnpq Engenharia Sanitária.
dc.subject.cnpq Engenharia civil
dc.title Estudo das propriedades mecânicas do lodo têxtil para fins de utilização em pavimentos rodoviários. pt_BR
dc.date.issued 2014-10-31
dc.description.abstract The textile industry, which is pioneer in the industrialization process in Brazil, is relevant for the Brazilian economy, being considered the second largest generator of first employment and responsible for about 4% of the total Brazilian GDP. However, despite this peculiarity, this industry also produces large amounts of waste in its final manufacturing process. This residue, also known as textile sludge, has a variable composition consisting mainly in water (resulting from the productive process), mineral oxides (constituents of pigments in fabrics and substances used in effluent treatment) and organic matter. Industries seek to properly dispose of the material without causing much damage to the environment and employee health. Nevertheless, even in landfills there is a considerable environmental impact. The use of stabilized soils with the addition of waste can provide technical, economical and environmentally correct advantages. This research aimed to examine the use of the technique of solidification / stabilization with the sludge to be applied in base and subbase pavement layers. The methodology used to perform the experimental phase of the research was empirical and with adoption of a theoretical support, based on the literature review and the choice of test methods. Activities related to this phase were divided into four steps: characterization tests, particle size stabilization, chemical stabilization and environmental characterization of the waste. Based on the results obtained in the first step, it was adopted the percentage of 10% for the incorporation of textile sludge in the mixture, and it was decided to add the cement as a stabilizer in the percentages of 1%, 3%, 5% and 7%. Successive increments of the content of stabilizers in the mixtures had significant consequences such as changes in the values of California Bearing Ratio – CBR (%), Compressive Strength – CS (kPa), Tensile Strength – TS (MPa) and Resilient Modulus – MR (MPa). The best mechanical results obtained in the chemical stabilization phase were with the incorporation of 5% and 7% of cement. Therefore, it is possible to conclude that the use of waste in base and subbase of pavements is a viable alternative to the reduction of the environmental problem caused by the incorrect disposal of the waste. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3462
dc.date.accessioned 2019-04-15T15:36:36Z
dc.date.available 2019-04-15
dc.date.available 2019-04-15T15:36:36Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Indústria têxtil.
dc.subject Meio Ambiente.
dc.subject Estabilização.
dc.subject Lodo Têxtil.
dc.subject Textile industry.
dc.subject Environment.
dc.subject Stabilization.
dc.subject Textile Sludge.
dc.subject Pavimentos rodoviários
dc.subject Road pavements
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Alice Gonzaga de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of the mechanical properties of textile sludge for use in road pavements. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Alice Gonzaga de. Estudo das propriedades mecânicas do lodo têxtil para fins de utilização em pavimentos rodoviários. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3462 pt_BR


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