Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.description.resumo | O Pôster que pretendemos expor apresenta uma breve paisagem do trabalho de pesquisa desenvolvido junto à Propesq intitulado "Sentidos singulares e sensibilidade musicais: música, cultura e problematizações para o conhecimento histórico na sala de aula." Nele cartografamos a música como um dos espaços de produção do conhecimento histórico lendo-a como um documento legítimo para esta prática. Partimos da ideia de que esta fonte é capaz de estabelecer canais de comunicação entre a cultura juvenil e o conhecimento histórico. Compreendemos que a música além de carregada de historicidade também se constitui enquanto elemento instituidor de subjetividades influenciando na construção de valores e processos de identificação. Para esta empreitada, tomaremos como base os estudos de História Cultural destacando autores como, Michel de Certeau, Stuart Hall, Michel Foucault, entre outros; e o estudo preliminar de algumas entrevistas fechadas e semi-abertas , construídas pelo grupo de pesquisa, realizada em maio de 2009 com alguns alunos do primeiro ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Soares de Carvalho situada na cidade de Guarabira. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | História, música e subjetividade: a música enquanto espaço de produção do conhecimento histórico. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34643 | |
dc.date.accessioned | 2024-02-20T21:24:45Z | |
dc.date.available | 2024-02-20 | |
dc.date.available | 2024-02-20T21:24:45Z | |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Subjetividades | pt_BR |
dc.subject | Música como conhecimento histórico | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento histórico e música | pt_BR |
dc.subject | História e música | pt_BR |
dc.subject | História cultural | pt_BR |
dc.subject | Música e História | pt_BR |
dc.subject | Música e educação | pt_BR |
dc.subject | Subjectivities | pt_BR |
dc.subject | Music as historical knowledge | pt_BR |
dc.subject | Historical knowledge and music | pt_BR |
dc.subject | History and music | pt_BR |
dc.subject | Cultural history | pt_BR |
dc.subject | Music and History | pt_BR |
dc.subject | Music and education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BARROS, Lucilvana Ferreira. | |
dc.creator | NUNES, Mariângela de Vasconcelos. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | History, music and subjectivity: music as a space for the production of historical knowledge. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BARROS, Lucilvana Ferreira; NUNES, Mariângela de Vasconcelos. História, música e subjetividade: a música enquanto espaço de produção do conhecimento histórico. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 20 - História, Imagem e outras Cenas Juvenis. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34643 | pt_BR |