dc.description.resumo |
O Pôster que pretendemos expor apresenta uma breve paisagem do trabalho de pesquisa desenvolvido junto à Propesq intitulado "Sentidos singulares e sensibilidade musicais: música, cultura e problematizações para o conhecimento histórico na sala de aula." Nele cartografamos a música como um dos espaços de produção do conhecimento histórico lendo-a como um documento legítimo para esta prática. Partimos da ideia de que esta fonte é capaz de estabelecer canais de comunicação entre a cultura juvenil e o conhecimento histórico. Compreendemos que a música além de carregada de historicidade também se constitui enquanto elemento instituidor de subjetividades influenciando na construção de valores e processos de identificação. Para esta empreitada, tomaremos como base os estudos de História Cultural destacando autores como, Michel de Certeau, Stuart Hall, Michel Foucault, entre outros; e o estudo preliminar de algumas entrevistas fechadas e semi-abertas , construídas pelo grupo de pesquisa, realizada em maio de 2009 com alguns alunos do primeiro ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Soares de Carvalho situada na cidade de Guarabira. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
História, música e subjetividade: a música enquanto espaço de produção do conhecimento histórico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34643 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-20T21:24:45Z |
|
dc.date.available |
2024-02-20 |
|
dc.date.available |
2024-02-20T21:24:45Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Subjetividades |
pt_BR |
dc.subject |
Música como conhecimento histórico |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento histórico e música |
pt_BR |
dc.subject |
História e música |
pt_BR |
dc.subject |
História cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Música e História |
pt_BR |
dc.subject |
Música e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Subjectivities |
pt_BR |
dc.subject |
Music as historical knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Historical knowledge and music |
pt_BR |
dc.subject |
History and music |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural history |
pt_BR |
dc.subject |
Music and History |
pt_BR |
dc.subject |
Music and education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARROS, Lucilvana Ferreira. |
|
dc.creator |
NUNES, Mariângela de Vasconcelos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
History, music and subjectivity: music as a space for the production of historical knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARROS, Lucilvana Ferreira; NUNES, Mariângela de Vasconcelos. História, música e subjetividade: a música enquanto espaço de produção do conhecimento histórico. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 20 - História, Imagem e outras Cenas Juvenis. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34643 |
pt_BR |