Repositorio Dspace/Manakin

Estudo de revisão sobre ensino-aprendizagem das equações diferenciais: um olhar a partir de artigos e dissertações.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1 FRANCO, Célia Maria Rufino.
dc.contributor.advisor1ID FRANCO, C.M.R. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID RUFINO FRANCO, C.M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1728798138944094 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Edna Cordeiro de.
dc.contributor.referee1ID SOUZA, E. C. pt_BR
dc.contributor.referee1ID DE SOUZA, EDNA CORDEIRO. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4130264058594944 pt_BR
dc.contributor.referee2 BRITO, Leonardo Lira de.
dc.contributor.referee2ID BRITO, L. L. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3696932840476955 pt_BR
dc.description.resumo As equações diferenciais são de grande importância por estar presente em diversas áreas do conhecimento e ser amplamente reconhecida. Suas equações são ferramentas essenciais para modelar fenômenos físicos, problemas da Engenharia e vários outros campos, onde se faz ne- cessária. Este trabalho tem por objetivo fazer uma revisão de literatura, possibilitando a verifi- cação de dificuldades e estratégias sobre o ensino e a aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias (EDO). Inicialmente é abordado um pouco sobre o desenvolvimento histórico das equações, descrevendo seus principais precursores, noções gerais sobre o ensino e a aprendiza- gem e a Modelagem Matemática como metodologia de ensino. Para desenvolver este trabalho, foram selecionados alguns artigos e dissertações publicadas no período de 2017 a 2022 que englobam a temática. Os trabalhos foram organizados e analisados de maneira que envolvam métodos e estratégias de ensino ou avaliações de métodos utilizados. O estudo foi essencial para o conhecimento de recursos e estratégias apresentadas que possam contribuir no ensino e aprendizagem das equações diferenciais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Estudo de revisão sobre ensino-aprendizagem das equações diferenciais: um olhar a partir de artigos e dissertações. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-01
dc.description.abstract Differential equations are of great importance because they are present in various areas of kno- wledge and are widely recognized. Its equations are essential tools for modeling physical phe- nomena, engineering problems and various other fields where they are needed. The aim of this work is to review the literature, making it possible to verify the difficulties and strategies invol- ved in teaching and learning Ordinary Differential Equations (ODEs). Initially, a little is cove- red about the historical development of equations, describing their main precursors, general notions about teaching and learning and Mathematical Modeling as a teaching methodology. To develop this work, we selected some articles and dissertations published between 2017 and 2022 that cover the subject. The works were organized and analyzed in a way that involved teaching methods and strategies or evaluations of the methods used. The study was essential for learning about resources and strategies that can contribute to the teaching and learning of differential equations. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34656
dc.date.accessioned 2024-02-21T17:02:06Z
dc.date.available 2024-02-21
dc.date.available 2024-02-21T17:02:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Equações diferenciais pt_BR
dc.subject Equações diferenciais - ensino- aprendizagem pt_BR
dc.subject Equações diferenciais - método de ensino pt_BR
dc.subject Equações diferenciais ordinárias pt_BR
dc.subject Modelagem matemática pt_BR
dc.subject Equações diferenciais - fenômenos físicos pt_BR
dc.subject Equações diferenciais - problemas de engenharia pt_BR
dc.subject Differential equations pt_BR
dc.subject Differential equations - teaching- learning pt_BR
dc.subject Differential equations - teaching method pt_BR
dc.subject Equations ordinary differentials pt_BR
dc.subject Mathematical modeling pt_BR
dc.subject Differential equations - physical phenomena pt_BR
dc.subject Differential equations - engineering problems pt_BR
dc.subject Ecuaciones diferenciales pt_BR
dc.subject Ecuaciones diferenciales - enseñanza- aprendiendo pt_BR
dc.subject Ecuaciones diferenciales - enseñanza- aprendiendo pt_BR
dc.subject Ecuaciones diferenciales - método de enseñanza pt_BR
dc.subject Ecuaciones diferenciales ordinarios pt_BR
dc.subject Modelado matemático pt_BR
dc.subject Ecuaciones diferenciales - fenomeno fisico pt_BR
dc.subject Ecuaciones diferenciales - problemas de ingeniería pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LACERDA, Aldair Mariano de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A Review Study on the Teaching and Learning of Diffe- rential Equations: a Look at Articles and Dissertations. pt_BR
dc.title.alternative Revisión del estudio sobre enseñanza-aprendizaje de ecuaciones diferenciales: una mirada a artículos y disertaciones. pt_BR
dc.identifier.citation LACERDA, Aldair Mariano de. Estudo de revisão sobre ensino-aprendizagem das equações diferenciais: um olhar a partir de artigos e dissertações. 2023. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34656 pt_BR
dc.description.resume Las ecuaciones diferenciales son de gran importancia porque están presentes en varias áreas de la conocimiento y ser ampliamente reconocido. Sus ecuaciones son herramientas esenciales para modelado de fenómenos físicos, problemas de ingeniería y varios otros campos, donde es necesario necesario. Este trabajo tiene como objetivo realizar una revisión bibliográfica, que permita verificar catación de dificultades y estrategias en la enseñanza y el aprendizaje de ecuaciones diferenciales Ordinario (EDO). Inicialmente, un poco sobre el desarrollo histórico de ecuaciones, describiendo sus principales precursores, nociones generales sobre la enseñanza y el aprendizaje- Gema y Modelación Matemática como metodología de enseñanza. Para desarrollar este trabajo, Se seleccionaron algunos artículos y disertaciones publicados en el periodo de 2017 a 2022 que abarcar el tema. El trabajo fue organizado y analizado de una manera que involucra métodos y estrategias de enseñanza o evaluaciones de los métodos utilizados. El estudio fue esencial para el conocimiento de los recursos y estrategias presentadas que puedan contribuir a la enseñanza y aprender ecuaciones diferenciales. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta