dc.description.resumo |
Este trabalho aborda a relação história e literatura e tem como objetivo central a discussão em torno da crescente apropriação do discurso literário pelos pesquisadores e professores de história como fonte de investigação histórica. Assim, discute-se em primeiro lugar o possível diálogo da história e da literatura. No segundo momento, investiga-se a significação da literatura como fonte de pesquisa. Teoricamente estabelecemos diálogos com autores que analisam as possibilidades de entrecruzamentos dos discursos históricos e literários, entre estes (NAVARRO, & SARGENTINI, 2004); (VALDÉS, 1996) e (CULLER, 1999). Com relação a problemática do discurso (FOUCAULT, 1996); (JENKINS,1999) e (ALBURQUERQUE Jr,1999) constituem aporte teórico para esta discussão. A literatura neste contexto terá sua utilização na produção historiográfica justificada na medida em que permite problematizar o “real” que se objetiva estudar. Claro que as representações presentes na literatura resultam de processos de exclusão, reconhecimento, identificação e etc. Isso porque o escritor exclui algumas visões de mundo e a participação do leitor também é percebida a partir do momento que ele reconhece o que está sendo representado. Desta forma, como estudar essa relação entre história e literatura? Percebemos que no plano epistemológico existem aproximações e distanciamentos. Isso porque ambas se apresentam como discursos possíveis sobre o mundo social, mas se diferenciam quanto às estratégias discursivas utilizadas: pois a literatura prioriza em sua narrativa o uso da ficção, enquanto que a história embora se utilize de elementos fictícios em narrativa, observamos que esta ficção é controlada pelo uso de métodos, fontes e documentos. Isto porque, a história mantém um pacto de “verdade” com o leitor. Considera-se, possível a relação história e literatura, pois ambas participam da representação do mundo social e são práticas culturais que atribuem significados ao mundo “real”. Neste sentido, a literatura pode ser utilizada na pesquisa como fonte de entendimento do passado histórico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
História e Literatura: um diálogo possível? |
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dc.date.issued |
2009 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34673 |
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dc.date.accessioned |
2024-02-21T22:18:35Z |
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dc.date.available |
2024-02-21 |
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dc.date.available |
2024-02-21T22:18:35Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
História e Literatura |
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dc.subject |
Literatura e História |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso literário e História |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura como fonte de pesquisa histórica |
pt_BR |
dc.subject |
History and Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Literature and History |
pt_BR |
dc.subject |
Literary discourse and History |
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dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Literature as a source of historical research |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Silvera Vieira de. |
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dc.creator |
MEDEIROS, Manuela Aguiar Araújo de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
History and Literature: a possible dialogue? |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Silvera Vieira de; MEDEIROS, Manuela Aguiar Araújo de. História e Literatura: um diálogo possível? In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 22 - História/Literatura, Literatura/História: Conversações mais que Possíveis. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34673 |
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