dc.creator.ID |
COSTA, L. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6958061767621051 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MEDEIROS, Fábio Ferreira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DE MEDEIROS, F. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Priscila da Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, P. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7012810287403197 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Joseclécio Dutra. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DANTAS, J. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A proposta desse trabalho de conclusão de curso se originou de uma palestra
assistida por mim, a partir da qual, desenvolvi um artigo e, consequentemente, esta
monografia. Ele consistiu em utilizar trechos de desenhos animados com erros
conceituais na apresentação dos fenômenos físicos como método para ensinar os
conceitos corretos; e também, verificar a aceitação do método, além de investigar o
senso comum dos alunos sobre determinados conceitos físicos. A pesquisa foi
desenvolvida na escola ECI Coronel Zuza Lacerda, localizada na cidade de Curral
Velho - PB, com uma turma do terceiro ano do ensino médio, que consistiu em aplicar
um questionário a partir da exibição de trechos de desenhos animados. O método se
mostrou bastante profícuo e teve uma boa receptividade por parte dos estudantes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino - aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Física nos desenhos animados: o uso dos erros conceituais como método de ensino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-09 |
|
dc.description.abstract |
The proposal for this course conclusion work originated from a lecture I attended, from
which I developed an article and, consequently, this monograph. It consisted of using
excerpts from cartoons with conceptual errors in the presentation of physical
phenomena as a method to teach the correct concepts; and also, verify acceptance of
the method, in addition to investigating students' common sense about certain physical
concepts. The research was carried out at the ECI Coronel Zuza Lacerda school,
located in the city of Curral Velho - PB, with a third-year high school class, which
consisted of applying a questionnaire based on showing excerpts from cartoons. The
method proved to be very useful and was well received by students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34678 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-22T13:56:47Z |
|
dc.date.available |
2024-02-22 |
|
dc.date.available |
2024-02-22T13:56:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Física |
pt_BR |
dc.subject |
CPMP - método de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Física - desenhos animados |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Physical |
pt_BR |
dc.subject |
CPMP - teaching method |
pt_BR |
dc.subject |
Physics - cartoons |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Físico |
pt_BR |
dc.subject |
CPMP - método de enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Física - dibujos animados |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendiendo |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Luan Leite. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Physics in cartoons: the use of conceptual errors as teaching method. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Física en dibujos animados: el uso de errores conceptuales como método de enseñanza. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Luan Leite. Física nos desenhos animados: o uso dos erros conceituais como
método de ensino. 2023. 73 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La propuesta para este trabajo de conclusión de curso surgió a partir de una conferencia
asistido por mí, a partir del cual desarrollé un artículo y, en consecuencia, este
monografía. Consistía en utilizar extractos de caricaturas con errores.
conceptos en la presentación de fenómenos físicos como método para enseñar
conceptos correctos; y también, verificar la aceptación del método, además de investigar la
el sentido común de los estudiantes sobre ciertos conceptos físicos. La investigación fue
desarrollado en el colegio ECI Coronel Zuza Lacerda, ubicado en la ciudad de Curral
Velho - PB, con una promoción de tercer año de secundaria, que consistía en postular
un cuestionario basado en la exposición de extractos de dibujos animados. El método
Resultó muy útil y fue bien recibido por los estudiantes. |
pt_BR |