DSpace/Manakin Repository

Física nos desenhos animados: o uso dos erros conceituais como método de ensino.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, L. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6958061767621051 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
dc.contributor.advisor1ID DE MEDEIROS, F. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Priscila da Silva.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, P. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7012810287403197 pt_BR
dc.contributor.referee2 DANTAS, Joseclécio Dutra.
dc.contributor.referee2ID DANTAS, J. D. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 pt_BR
dc.description.resumo A proposta desse trabalho de conclusão de curso se originou de uma palestra assistida por mim, a partir da qual, desenvolvi um artigo e, consequentemente, esta monografia. Ele consistiu em utilizar trechos de desenhos animados com erros conceituais na apresentação dos fenômenos físicos como método para ensinar os conceitos corretos; e também, verificar a aceitação do método, além de investigar o senso comum dos alunos sobre determinados conceitos físicos. A pesquisa foi desenvolvida na escola ECI Coronel Zuza Lacerda, localizada na cidade de Curral Velho - PB, com uma turma do terceiro ano do ensino médio, que consistiu em aplicar um questionário a partir da exibição de trechos de desenhos animados. O método se mostrou bastante profícuo e teve uma boa receptividade por parte dos estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino - aprendizagem pt_BR
dc.title Física nos desenhos animados: o uso dos erros conceituais como método de ensino. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-09
dc.description.abstract The proposal for this course conclusion work originated from a lecture I attended, from which I developed an article and, consequently, this monograph. It consisted of using excerpts from cartoons with conceptual errors in the presentation of physical phenomena as a method to teach the correct concepts; and also, verify acceptance of the method, in addition to investigating students' common sense about certain physical concepts. The research was carried out at the ECI Coronel Zuza Lacerda school, located in the city of Curral Velho - PB, with a third-year high school class, which consisted of applying a questionnaire based on showing excerpts from cartoons. The method proved to be very useful and was well received by students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34678
dc.date.accessioned 2024-02-22T13:56:47Z
dc.date.available 2024-02-22
dc.date.available 2024-02-22T13:56:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Física pt_BR
dc.subject CPMP - método de ensino pt_BR
dc.subject Física - desenhos animados pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Physical pt_BR
dc.subject CPMP - teaching method pt_BR
dc.subject Physics - cartoons pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Físico pt_BR
dc.subject CPMP - método de enseñanza pt_BR
dc.subject Física - dibujos animados pt_BR
dc.subject Aprendiendo pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Luan Leite.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Physics in cartoons: the use of conceptual errors as teaching method. pt_BR
dc.title.alternative Física en dibujos animados: el uso de errores conceptuales como método de enseñanza. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Luan Leite. Física nos desenhos animados: o uso dos erros conceituais como método de ensino. 2023. 73 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen La propuesta para este trabajo de conclusión de curso surgió a partir de una conferencia asistido por mí, a partir del cual desarrollé un artículo y, en consecuencia, este monografía. Consistía en utilizar extractos de caricaturas con errores. conceptos en la presentación de fenómenos físicos como método para enseñar conceptos correctos; y también, verificar la aceptación del método, además de investigar la el sentido común de los estudiantes sobre ciertos conceptos físicos. La investigación fue desarrollado en el colegio ECI Coronel Zuza Lacerda, ubicado en la ciudad de Curral Velho - PB, con una promoción de tercer año de secundaria, que consistía en postular un cuestionario basado en la exposición de extractos de dibujos animados. El método Resultó muy útil y fue bien recibido por los estudiantes. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta