dc.description.resumo |
A presente análise visa apontar a trajetória da mulher no que se refere à sua profissionalização. Dentro desse amplo contexto, o direcionamento será para o campo do ensino, mais precisamente o ensino religioso e suas ligações com a questão de gênero. A pesquisa tem caráter bibliográfico e vai buscar na literatura e nos registros históricos a visão das mulheres por parte da sociedade no decorrer do tempo no que se refere à essa profissionalização. Desde o início do processo as questões de gênero permearam essa construção. Ao saírem de suas residências para executarem tarefas outras que não as de educadoras do lar, começaram a desempenhar serviços nas fábricas, que ofereciam condições subumanas de trabalho. Em meados do século XX, já era aceitável que assumissem algumas poucas profissões que foram consideradas femininas a exemplo da enfermagem e do magistério. A sala de aula deu-lhe o status daquela que também tem a capacidade de e ducar, embora contribuísse para perpetuar a imagem da mulher enquanto indivíduo que já nascera predestinada a servir, cuidar e educar os filhos. De início, sua breve carreira no magistério, limitava-se ao tempo em que ainda não estava casada. Ao contrair matrimônio, exigia-se o abandono das salas de aula e o retorno ao lar, reassumindo o papel atribuído ao contingente feminino de mãecuidadora-educadora. Avançando no tempo, encontramo-la adentrando outros campos de trabalho, inclusive outras áreas do ensino como o ensino religioso. Antes exclusivo dos catequistas, seus espaços passam a ser ocupados cada vez mais pelas mulheres, que, pela filosofia da própria disciplina, não só a educa, mas contribui com a formação do caráter dos futuros cidadãos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
A trajetória histórica do trabalho feminino na área do ensino religioso. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34684 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-22T18:34:20Z |
|
dc.date.available |
2024-02-22 |
|
dc.date.available |
2024-02-22T18:34:20Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho feminino com ensino religioso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino religioso |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Questões de gênero e ensino religioso |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres e trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Women's work with religious education |
pt_BR |
dc.subject |
Religious education |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.subject |
Gender issues and religious teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Women and work |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUEZ, Fábia da Costa Leite. |
|
dc.creator |
CAMPOS, Eline de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The historical trajectory of female work in the area of religious education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUEZ, Fábia da Costa Leite; CAMPOS, Eline de Oliveira. A trajetória histórica do trabalho feminino na área do ensino religioso. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 23 - Identidades de Gênero e Identidades Sexuais: Práticas e Representações. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34684 |
pt_BR |