DSpace/Manakin Repository

A trajetória histórica do trabalho feminino na área do ensino religioso.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A presente análise visa apontar a trajetória da mulher no que se refere à sua profissionalização. Dentro desse amplo contexto, o direcionamento será para o campo do ensino, mais precisamente o ensino religioso e suas ligações com a questão de gênero. A pesquisa tem caráter bibliográfico e vai buscar na literatura e nos registros históricos a visão das mulheres por parte da sociedade no decorrer do tempo no que se refere à essa profissionalização. Desde o início do processo as questões de gênero permearam essa construção. Ao saírem de suas residências para executarem tarefas outras que não as de educadoras do lar, começaram a desempenhar serviços nas fábricas, que ofereciam condições subumanas de trabalho. Em meados do século XX, já era aceitável que assumissem algumas poucas profissões que foram consideradas femininas a exemplo da enfermagem e do magistério. A sala de aula deu-lhe o status daquela que também tem a capacidade de e ducar, embora contribuísse para perpetuar a imagem da mulher enquanto indivíduo que já nascera predestinada a servir, cuidar e educar os filhos. De início, sua breve carreira no magistério, limitava-se ao tempo em que ainda não estava casada. Ao contrair matrimônio, exigia-se o abandono das salas de aula e o retorno ao lar, reassumindo o papel atribuído ao contingente feminino de mãecuidadora-educadora. Avançando no tempo, encontramo-la adentrando outros campos de trabalho, inclusive outras áreas do ensino como o ensino religioso. Antes exclusivo dos catequistas, seus espaços passam a ser ocupados cada vez mais pelas mulheres, que, pela filosofia da própria disciplina, não só a educa, mas contribui com a formação do caráter dos futuros cidadãos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title A trajetória histórica do trabalho feminino na área do ensino religioso. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34684
dc.date.accessioned 2024-02-22T18:34:20Z
dc.date.available 2024-02-22
dc.date.available 2024-02-22T18:34:20Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Trabalho feminino com ensino religioso pt_BR
dc.subject Ensino religioso pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Questões de gênero e ensino religioso pt_BR
dc.subject Mulheres e trabalho pt_BR
dc.subject Women's work with religious education pt_BR
dc.subject Religious education pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Gender issues and religious teaching pt_BR
dc.subject Women and work pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUEZ, Fábia da Costa Leite.
dc.creator CAMPOS, Eline de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The historical trajectory of female work in the area of religious education. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUEZ, Fábia da Costa Leite; CAMPOS, Eline de Oliveira. A trajetória histórica do trabalho feminino na área do ensino religioso. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 23 - Identidades de Gênero e Identidades Sexuais: Práticas e Representações. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34684 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta