dc.description.resumo |
Este trabalho tem por objetivo expor parte da minha experiência na pesquisa de mestrado, que atende por discutir como os discurso(s) sobre a infância foram sendo elaborado(s) e manifestado(s) a partir das instituições educacionais como dispositivos que colocam a Educação Infantil e suas práticas numa rede de conexões que organiza o corpo infantil a torná-lo um objeto de poder e saber. Apresento também a presença feminina nesses saberes educativos ao que diz a formação docente das professoras do Pré-Escolar no fim da década de 70 e início dos anos 80 do século XX em Campina Grande-PB. A metodologia trata-se de enfatizar os espaços de produção de identidades sociais a partir de documentação originada de Atas de Reuniões, Projeto Políticos Pedagógicos, Planos de Cursos, Ementas, Jornais e Entrevistas via História Oral que realizei na pesquisa de Mestrado. É partindo destas premissas que enfocaremos a historicidade que alicerça a construção do lugar da infância a partir dos espaços que essas professoras produziram para a infância Campinense. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
A escrita feminina na pré-escola no ato de educar a infância campinense. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34698 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-22T19:59:29Z |
|
dc.date.available |
2024-02-22 |
|
dc.date.available |
2024-02-22T19:59:29Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Pré-escola e escrita feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil e escrita feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
História oral |
pt_BR |
dc.subject |
Infância e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Professoras de educação infantil - Campina Grande - PB - 1970 |
pt_BR |
dc.subject |
Feminine writing |
pt_BR |
dc.subject |
Preschool and female writing |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education and female writing |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Oral history |
pt_BR |
dc.subject |
Childhood and education |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education teachers - Campina Grande - PB - 1970 |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Daniela Medeiros da. |
|
dc.creator |
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Female writing in preschool in the act of educating children in Campinas. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Daniela Medeiros da; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes do. A escrita feminina na pré-escola no ato de educar a infância campinense. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 24 - Memória, Escritas de si e Identidades Escriturando Paisagens de Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34698 |
pt_BR |