dc.description.resumo |
O cotidiano tece muitas histórias de sujeitos e culturas e quando estas histórias se estendem para o espaço da escola, estabelecem sentidos e significados para as interpretações que são elaboradas sobre os lugares de produção de saber e se fazer educação. O cinema como arte em movimento tem multifacetado em sua forma e estilo no transcorrer de sua história. No contexto da educação, o cinema assume um importante papel não apenas como um recurso didático-pedagógico no trato dos conteúdos escolares, assumindo um papel de uma linguagem a ser inserida no mundo de educar, mas também revela os diferentes olhares que são elaborados para o mundo social, seus sujeitos, culturas e história, que pelas telas de cinema tomam uma diferente dimensionalidade representando diversos modos de ler o social. Nossa proposta é discutir a partir do olhar sobre o cinema, acerca do papel do filme como fonte para estudo da história da educação na contemporaneidade, apontando a sua importância para discussões atinentes aos estudos da educação histórica e o cotidiano escolar. Partimos da assertiva que o cinema produz inúmeros saberes que ao serem empreendidos na escola, representam possibilidades de leituras e aprendizados acerca das vivências e experiências escolares. Enquanto abordagem metodológica utilizamos o filme como suporte e sua linguagem para entender o objeto proposto para este estudo. Tomamos como corpus o filme Escritores da Liberdade, para discutirmos sobre as relações tecidas no interior da escola que formam processos culturais, entrelaçam saberes e propiciam elaborar uma escrita da história cuja interface ocorre entre o cinema e a escola. Assim utilizamos o filme como uma ferramenta de apoio à História da educação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para História da Educação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34701 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-22T21:30:21Z |
|
dc.date.available |
2024-02-22 |
|
dc.date.available |
2024-02-22T21:30:21Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Filme como recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Filme como fonte histórica |
pt_BR |
dc.subject |
História da Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Film as a teaching resource |
pt_BR |
dc.subject |
Film as a historical source |
pt_BR |
dc.subject |
History of Education |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema and education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CUNHA, Robério Davi Borges. |
|
dc.creator |
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Between the school setting and the poetics of cinema: the film as a source for the History of Education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CUNHA, Robério Davi Borges; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para história da educação. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 25 - O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34701 |
pt_BR |