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dc.description.resumo Nesta comunicação, procuro pensar o cinema inserido num cenário histórico singular, no qual parte decisiva das trocas simbólicas que configuram as identidades individuais e coletivas se processam pelos meios eletrônicos de comunicação de massa. Assim, pensar o cinema é pensá-lo produzido nesta sociedade midiatiazada, contexto no qual a experiência específica das narrativas audiovisuais se impõe a grandes grupos humanos. Faz parte também desta reflexão atribuir ao cinema o estatuto de produtor de memórias coletivas: o filme produzido passa a fazer parte de um imenso repertório coletivo repleto de imagens, sons, escritos, conteúdos e temas potencialmente acessíveis ao público por já estarem em um suporte material. Para ilustrar este funcionamento, me detenho na análise do filme Crash, do diretor canadense Paul Higgis, de 2004. Esta narrativa fílmica ambientada em Los Angeles apresenta, a partir das perspectivas particulares de personagens de diversas origens étnicas, as lutas simbólicas, assim como os embates cotidianos, que perpassam a construção das identidades e diferenças no espaço da sociedade norte-americana contemporânea. Anglo-saxões, afrodescententes, hispânicos e asiáticos, todos têm seu espaço e sua maneira de perceber o outro representados no enredo. O protagonista do filme não é nenhum personagem, mas os encontros e colisões de uma coletividade composta por descendentes de várias culturas que precisam habitar um ambiente comum. O protagosnismo, portanto, é ocupado pelos desafios do multiculturalismo. Crash oferece então, em suporte fílmico, uma representação – e uma memória – da questão da convivência entre os diferentes grupos ou culturas em um espaco comum, desafio ancestral que percorre a aventura humana. Ali está materializada uma representação para a apreciação daqueles a quem o tema desperta algum interesse. Nesse sentido, os filmes passam a ser mais um suporte para conteúdos acessíveis da memória coletiva. Para o ofício do historiador, tanto Crash como qualquer outra película constituem-se como uma narrativa produzida em um tempo-espaço específico que atende a determinadas condições de produção, e por isso reverberam certos aspectos do imaginário da sua época. Assim, são fontes valiosas para o entendimento do que Robert Darnton chama de ―universo mental‖ de um determinado período histórico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Memórias do multiculturalismo em crash. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34702
dc.date.accessioned 2024-02-22T21:31:29Z
dc.date.available 2024-02-22
dc.date.available 2024-02-22T21:31:29Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Multiculturalismo pt_BR
dc.subject Cinema e educação pt_BR
dc.subject Narrativas audiovisuais pt_BR
dc.subject Crash - filme de Paul Higgins pt_BR
dc.subject Diferentes grupos culturais - convivências pt_BR
dc.subject Los Angeles - multiculturalismo pt_BR
dc.subject Multiculturalism pt_BR
dc.subject Cinema and education pt_BR
dc.subject Audiovisual narratives pt_BR
dc.subject Crash - Paul Higgins film pt_BR
dc.subject Different cultural groups - coexistence pt_BR
dc.subject Los Angeles - multiculturalism pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Marcelo Gustavo Costa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Memories of multiculturalism in crash. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Marcelo Gustavo Costa de. Memórias do multiculturalismo em crash. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 25 - O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34702 pt_BR


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