dc.description.resumo |
Nesta pesquisa buscamos investigar novas metodológicas para trabalhar em sala de aula
a questão da antropofagia no período do Brasil Colônia a partir do filme Hans Staden.
Atualmente, observamos o crescimento de pesquisas direcionadas para o ensino de
História, especialmente, o uso das tecnologias na perspectiva de uma aprendizagem
significativa. A análise de filmes nas aulas de História possibilitará uma reflexão
coletiva sobre a narrativa cinematográfica suas contradições, anacronismos,
continuidades e descontinuidades com o discurso historiográfico. Também permitirá
que o aluno (a) vivencie outras formas de conhecer, interpretar e sentir a História. Nesse
sentido, compreendemos que trabalhar com o cinema no cotidiano escolar significa
ampliar a variedade de linguagens que podem permitir a abertura de caminhos para o
estudo da História. Para fundamentar nossas reflexões nos aproximamos de alguns
autores, a exemplo de Marcos Napolitano, Marc Ferro, Circe Maria Fernandes
Bittencourt, dentre outros que compartilham das novas abordagens sobre a relação
história e cinema. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
O cinema na sala de aula: Hans Staden e a antropofagia no Brasil colônia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34704 |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-22T21:37:41Z |
|
dc.date.available |
2024-02-22 |
|
dc.date.available |
2024-02-22T21:37:41Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Hans Staden - filme |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema como recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Brasil colônia |
pt_BR |
dc.subject |
Antropofagia - Brasil colônia |
pt_BR |
dc.subject |
Filme como recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema na sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativa cinematográfica |
pt_BR |
dc.subject |
Hans Staden - film |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema and education |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema as a teaching resource |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
colonial Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Anthropophagy - Colonial Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Film as a teaching resource |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema in the classroom |
pt_BR |
dc.subject |
Cinematic narrative |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Naiara Leonardo. |
|
dc.creator |
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cinema in the classroom: Hans Staden and anthropophagy in colonial Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Naiara Leonardo; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes do. O cinema na sala de aula: hans staden e a antropofagia no Brasil Colônia. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 25 - O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34704 |
pt_BR |