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Imprensa escrita e eleições presidenciais: o “discurso do medo” em periódicos de circulação nacional.

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dc.description.resumo A história política de um país revela características significativas sobre a cultura, os anseios e o imaginário coletivo de seu povo. É possível identificar alguns fatores que historicamente têm incidido na configuração de uma cultura política de caráter híbrido que mistura posturas favoráveis à democracia e predisposições negativas em relação às instituições políticas. Um fator que não é conjuntural nem temporário, mas, de caráter estrutural e definidor de uma cultura política delineada por uma trajetória tortuosa que oscilou entre oligarquia (1889/1930), ditadura (1937/1945 e 1964/1985) e populismo (1946/1964), além de golpes ou tentativas de golpes compreendidos entre 1930 a 1990, passando por um período de redemocratização até chegar finalmente, ao regime democrático. Já no cenário atual, os meios de comunicação de massa constituem espaço primordial de visibilidade pública das disputas eleitorais. Meios não apenas de emissão de mensagens, mas também de apropriação de discursos e formadores de opinião. A imprensa escrita de circulação nacional representa em períodos de eleições majoritárias, fontes de informação para o eleitorado, espaço de visibilidade para os candidatos e elementos determinantes de agendamento das questões políticas na esfera de discussão e interesse público e midiático. Desta forma, este artigo tem como finalidade apreender nas publicações dos grandes periódicos de circulação nacional, como os exemplares das revistas “Veja”, “Época”, e “Isto É”, e dos jornais “Folha de São Paulo” e “O Estado de São Paulo”, as matérias e reportagens que abordaram o “discurso do medo” tantas vezes evocado nos períodos das cinco campanhas presidenciais, de 1989 a 2006. A premissa que respalda este texto surge da percepção de que o discurso do medo se fez presente em todas as campanhas presidenciais das quais participou o então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não apenas nas falas dos adversários, mas também nos conteúdos dos referidos periódicos. Este discurso ecoou ora mais ora menos freqüente, mas por vezes de impacto significativo no resultado das eleições. Analisar tais conteúdos pode fornecer elementos importantes sobre um recorte da história política do país; evidenciar a atuação destes periódicos na esfera eleitoral e ainda apontar possibilidades de entendimento sobre o imaginário político brasileiro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Imprensa escrita e eleições presidenciais: o “discurso do medo” em periódicos de circulação nacional. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34738
dc.date.accessioned 2024-02-26T11:47:12Z
dc.date.available 2024-02-26
dc.date.available 2024-02-26T11:47:12Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Imprensa escritas pt_BR
dc.subject Eleições presidenciais pt_BR
dc.subject Discurso do medo pt_BR
dc.subject Periódicos de circulação nacional pt_BR
dc.subject História política pt_BR
dc.subject Cultura política pt_BR
dc.subject Eleições e imprensa pt_BR
dc.subject Meios de comunicação de massa e política pt_BR
dc.subject Revista Veja pt_BR
dc.subject Revista Isto É pt_BR
dc.subject Revista Época pt_BR
dc.subject Jornal Folha de São Paulo pt_BR
dc.subject Jornal Estado de São Paulo pt_BR
dc.subject Folha de São Paulo pt_BR
dc.subject Press writings pt_BR
dc.subject Presidential elections pt_BR
dc.subject Speech of fear pt_BR
dc.subject Periodicals with national circulation pt_BR
dc.subject Political history pt_BR
dc.subject Political culture pt_BR
dc.subject Elections and press pt_BR
dc.subject Mass media and politics pt_BR
dc.subject Veja magazine pt_BR
dc.subject Isto É Magazine pt_BR
dc.subject Época Magazine pt_BR
dc.subject Folha de São Paulo newspaper pt_BR
dc.subject Jornal Estado de São Paulo pt_BR
dc.subject Newspaper pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Ada Kesea Guedes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Written press and presidential elections: the “discourse of fear” in national newspapers. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Ada Kesea Guedes. Imprensa escrita e eleições presidenciais: o “discurso do medo” em periódicos de circulação nacional. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 27 - O Uso do Periódico como Fonte de Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. -. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34738 pt_BR


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