Dépôt DSpace/Manakin

Ensinando a voar: ser professor em Campina Grande na década de 1930.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo A história da educação no Brasil vem sendo tratada como algodão na tecelagem, uma matéria prima que com cuidado e muito trabalho é moldada para se tornar fios e logo tecido, bebendo de outras fontes, como a sociologia e a História, esse objeto da história ganha contornos ao passo que os seus tecelões buscam de forma interdisciplinar construir um campo para si. Pensado a instrução na instituição escolar Sólon de Lucena, a partir de um viés da história da educação e da história cultural, formulamos nosso texto tendo em mente a década de 1930 como doxa para instrução no Brasil, Paraíba e, assim, Campina Grande. No entanto, observamos que em meio às mudanças na educação nacional, outras transformações contribuíram para que fossem elaborados pensamentos, propostas e desejos de um modelo educacional ideal para o país, o estado e a cidade. Sendo esses elementos originários do social, do cultural e do meio político que, de certo modo, contribuíram para que esse momento se diferenciasse dos demais não só nas instituições educativas, mas também no cotidiano da cidade. Tecer uma história da instrução em Campina é pensar a cidade em suas nuanças e sensibilidades, as normas que foram elaboradas para educação no referido instante, as mudanças propostas o modelo de cidadão se desejava formar e principalmente, refletir o professor em seu ofício. No intuito de cogitarmos o papel do professor na década de 1930 utilizamos como fonte uma crônica e outros textos publicados no Jornal Voz da Borborema. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Ensinando a voar: ser professor em Campina Grande na década de 1930. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34747
dc.date.accessioned 2024-02-26T16:15:12Z
dc.date.available 2024-02-26
dc.date.available 2024-02-26T16:15:12Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Professores de Campina Grande - década de 30 pt_BR
dc.subject Magistério em Campina Grande - 1930 pt_BR
dc.subject História da Educação pt_BR
dc.subject Campina Grande - PB - educação em 1930 pt_BR
dc.subject Papel do professor - década de 1930 pt_BR
dc.subject História da instrução - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Jornal Voz da Borborema - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Teachers from Campina Grande - 1930s pt_BR
dc.subject Teaching in Campina Grande - 1930 pt_BR
dc.subject History of Education pt_BR
dc.subject Campina Grande - PB - education in 1930 pt_BR
dc.subject Role of the teacher - 1930s pt_BR
dc.subject History of instruction - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Voz da Borborema Newspaper - Campina Grande - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Raquel.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching to fly: being a teacher in Campina Grande in the 1930s. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Raquel. SILVA, Sílvio César Lopes da. Ensinando a voar: ser professor em Campina Grande na década de 1930. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 27 - O Uso do Periódico como Fonte de Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. -. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34747 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte