DSpace/Manakin Repository

Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CRUZ, J. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2552730290049084 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SAMPAIO, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.
dc.contributor.advisor1ID SAMPAIO, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4584896935221260 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Carlos Wilson Dantas de.
dc.contributor.referee1ID de ALMEIDA, C. W. D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5827398788235627 pt_BR
dc.contributor.referee2 BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.contributor.referee2ID BRASILEIRO, F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 pt_BR
dc.description.resumo O mundo se aproxima a quase 5 bilhões de usuários na internet, tornando-se a sua utilização um hábito imperceptível. Estamos conectados e precisamos seguir um conjunto de regras para um relacionamento virtual agradável, para isso, surge a cidadania digital. Cidadania digital pode ser entendido como um conjunto de normas que devemos seguir para utilizarmos o mundo digital, e as diferentes tecnologias que o constituem, com consciência, responsabilidade, ética e segurança. A temática abrange pessoas de todas as idades e gera especial atenção para as crianças e adolescentes. Considerando esse público, existem iniciativas relevantes de grandes empresas como a Google™, através da plataforma Interland[4], e de ONGs especializadas no uso seguro da internet, tais como SaferNet[9], nic.br e cetic.br[2]. Apesar dessas ações, ainda é um desafio a introdução de trilhas de conhecimento em cidadania digital para crianças e adolescentes na escola. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma trilha de conhecimento para educação em cidadania digital voltada para o público do Ensino Fundamental (anos iniciais) que seja lúdica e participativa, com produção de material didático para alunos e professores, desenvolverem conhecimento e prática em cidadania digital. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-28
dc.description.abstract The world approaches almost 5 billion Internet users, making its use an imperceptible habit. We are connected and we need to follow a set of rules for a pleasant virtual relationship, for this, digital citizenship arises.Digital citizenship can be understood as a set of norms that we must follow in order to use the digital world, and the different technologies that constitute it, with awareness, responsibility, ethics and security.The theme covers people of all ages and generates special attention for children and adolescents. Considering this audience, there are relevant initiatives by large companies such as Google™, through the Interland platform [4], and by NGOs specialized in the safe use of the internet, such as SaferNet[9], nic.br and cetic.br[2] . Despite these actions, introducing knowledge trails in digital citizenship for children and adolescents at school is still a challenge.The objective of this research is to develop a knowledge trail for education in digital citizenship aimed at the elementary school public (initial years) that is playful and participatory, with the production of didactic material for students and teachers to develop knowledge and practice in digital citizenship. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34750
dc.date.accessioned 2024-02-26T17:23:21Z
dc.date.available 2024-02-26
dc.date.available 2024-02-26T17:23:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cidadania Digital pt_BR
dc.subject Educação Digital pt_BR
dc.subject Aprendizagem Significativa pt_BR
dc.subject Construcionismo pt_BR
dc.subject Trilha de Conhecimento – Educação pt_BR
dc.subject Digital Citizenship pt_BR
dc.subject Digital Education pt_BR
dc.subject Meaningful Learning pt_BR
dc.subject Constructionism pt_BR
dc.subject Knowledge Track – Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CRUZ, Jaciane de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A guide to digital citizenship education aimed at primary education. pt_BR
dc.identifier.citation CRUZ, Jaciane de Oliveira. Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental. 2023. 12 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta